Helio X20 é o novo processador deca-core da MediaTek para smartphones e tablets

Paulo Higa
• Atualizado há 8 meses
mediatek-helio-x20

Com quantos núcleos se faz um bom processador móvel? A MediaTek anunciou nesta terça-feira (12) o Helio X20, um chip para smartphones e tablets com CPU de nada menos que 10 núcleos. O processador deca-core, que será lançado em dezembro, combina três clusters de núcleos para melhorar a eficiência energética.

Nós estamos acostumados a ver chips big.LITTLE com dois grupos de núcleos de processamento, sendo um de alto desempenho e outro de baixo consumo energético. É assim com o Snapdragon 810 do G Flex 2 (quatro Cortex-A57 de 2,0 GHz e quatro Cortex-A53 de 1,6 GHz) e o Exynos 7420 do Galaxy S6 (quatro Cortex-A57 de 2,1 GHz e quatro Cortex-A53 de 1,5 GHz).

No Helio X20, são três grupos. Os quatro Cortex-A53 de 1,4 GHz serão ativados em tarefas leves. Mais quatro Cortex-A53, só que com frequências maiores (até 2,0 GHz), oferecem um equilíbrio entre desempenho e consumo de energia. Quando você estiver jogando ou executando algo realmente pesado, entram os dois Cortex-A72 de 2,5 GHz.

A MediaTek explicou isso de uma forma bem legal, comparando os diferentes núcleos do Helio X20 às marchas de um automóvel:

mediatek-tres-clusters

Quando a ARM anunciou o novo Cortex-A72, em fevereiro, a empresa prometeu um desempenho até 90% maior que o atual Cortex-A57, então acho que podemos ter boas expectativas sobre o chip da MediaTek. Teoricamente, o Cortex-A72 consome até 75% menos energia que o Cortex-A57 quando faz o mesmo trabalho.

Curioso é que a MediaTek poderia ter anunciado o Helio X20 como sendo um processador undeca-core (?), uma vez que há um pequeno núcleo Cortex-M4 que fica sempre alerta para dar conta de tarefas que não exigem muito processamento, como o reconhecimento de fala em standby dos assistentes pessoais e até reprodução de MP3.

Segundo a fabricante, o Helio X20 é fabricado em processo de 20 nanômetros e gasta até 30% menos energia quando comparado com um big.LITTLE formado por apenas dois clusters de processamento. Ele lida com displays de até 2560×1600 pixels em 60 Hz ou 1920×1080 pixels em 120 Hz (!). Os gadgets com o chip poderão usar câmeras de até 32 megapixels com filmagem em 4K a 30 fps e HDR.

O novo chip da MediaTek deverá chegar ao mercado em dezembro de 2015, dentro de smartphones e tablets flagships. Saberemos mais sobre a capacidade do Helio X20 nos próximos meses, quando os primeiros benchmarks surgirem.

Leia | Helio e Dimensity: entenda quais são os chips da MediaTek para celulares

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.