Android 13: primeiro preview traz novo seletor de fotos e temas nos ícones

Primeiro preview do Android 13 mostra o que o Google tem em mente para próxima versão: mais privacidade e personalização

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 4 meses
Android no smartphone. (Imagem: Denny Müller/Unsplash)
Android no smartphone (Imagem: Denny Müller/Unsplash)

Sem muito aviso, o Google liberou o primeiro preview do Android 13 nesta quinta-feira (10). Chamado oficialmente de Android 13 Developer Preview 1, o sistema deve chegar para o público a partir do segundo semestre de 2022, mas já dá para saber um pouco o que a empresa está preparando: melhorias em privacidade e segurança, ferramentas de produtividade para desenvolvedores e compatibilidade facilitada com aplicativos.

Privacidade aprimorada nas permissões do Android 13

No blog post de apresentação do preview, o Google detalha alguns dos novos recursos. Um deles é que, para acessar fotos, os aplicativos não precisarão mais ter permissão para mexer em todo o armazenamento do dispositivo. Isso vai mudar graças a uma nova API de seleção de fotos, que liberará apenas as fotos selecionadas.

Novo seletor de fotos não dá acesso a todo o armazenamento
Novo seletor de fotos não dá acesso a todo o armazenamento (Imagem: Reprodução/Google)

Ainda em questão de privacidade, haverá uma nova permissão para descobrir aparelhos Wi-Fi próximos sem ser necessário acessar a localização.

Mais atualizações de sistema pela Google Play

Uma das grandes críticas ao Android é a fragmentação da base instalada: como as atualizações dependem das fabricantes, as versões mais recentes do sistema demoram muito para chegar aos usuários.

O Google vai tentar contornar isso expandindo o projeto Mainline. Com isso, mais partes do Android serão atualizadas diretamente pela Google Play como módulos independentes. O novo seletor de fotos, por exemplo, estará disponível para versões antigas do sistema dessa forma.

Personalização para desenvolvedores

O Android 13 também trará novidades para facilitar a vida dos desenvolvedores. Uma das mais interessantes é a possibilidade de colocar as cores do tema do Material You nos ícones de todos os apps. Só é necessário criar um ícone monocromático e fazer algumas mudanças no XML.

Android 13 vai facilitar personalização de ícones
Android 13 vai facilitar personalização de ícones (Imagem: Divulgação/Google)

Além disso, ajustes no posicionamento de configurações rápidas, uma nova API para seleção de idiomas dentro do aplicativo e melhorias na hifenização devem estão entre os recursos planejados para a próxima versão do sistema. A mudança na troca de idiomas, aliás, já tinha aparecido em um vazamento no final de 2021.

Primeiro beta chega em abril

O Google já disponibilizou as imagens para instalar o primeiro preview do Android 13 em aparelhos Pixel. O suporte começa no Pixel 4 e vai até o Pixel 6.

Cronograma do Android 13
Cronograma do Android 13 (Imagem: Divulgação/Google)

A empresa também divulgou um cronograma do desenvolvimento do sistema. O primeiro beta deve ser lançado em abril. A expectativa é que a plataforma esteja estável em junho para ser lançada no segundo semestre.

Com informações: Google, ArsTechnica.

Receba mais sobre Android 13 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados