Microsoft Edge vai permitir que você crie temas personalizados usando IA

Gerador de temas por inteligência artificial do Microsoft Edge precisará apenas que usuário digite qual visual deseja que navegador tenha

Emerson Alecrim
Por
Microsoft Edge
Edge vai permitir que você crie temas personalizados usando IA (imagem: divulgação/Microsoft)

Pelo visto, a Microsoft vai colocar inteligência artificial (IA) onde tiver oportunidade. Um dos exemplos mais recentes desse movimento na empresa vem do Edge, que vai permitir que você crie temas personalizados para ele utilizando prompts, isto é, digitando como o visual do navegador deve ser.

A principal vantagem dessa função é a possibilidade de você conseguir um tema exclusivo para o Microsoft Edge sem ter que perder tempo definindo todos os detalhes visuais. Se o recurso funcionar a contento, o navegador abrirá espaço para um nível de personalização bastante amplo.

Na atual fase, o Edge suporta nativamente temas que vão de tons claros de cinza, verde e azul a tons fortes de roxo e vermelho. É possível conseguir mais temas, inclusive com temáticas como jogos e épocas festivas, na área Complementos do Edge.

Também é possível criar temas para o Edge com auxílio de IA via web. No novo método, os temas personalizados são gerados a partir das configurações do navegador.

Como os temas por IA serão criados?

De acordo com a Microsoft, o gerador de temas do Edge criará uma imagem principal, que servirá de fundo. A cor dominante dessa imagem será aplicada na “moldura” do navegador.

Para essa imagem ser criada, o usuário precisará apenas digitar o que espera do novo tema. Um exemplo: “quero um tema que mostre uma casa no campo com um pomar ao lado”. A imagem correspondente será gerada e, se o usuário gostar dela, poderá aplicá-la imediatamente.

Como isso pode ser um problema para organizações, a Microsoft tratou de deixar claro que administradores de sistemas poderão restringir o acesso a esse recurso configurando a política AIGenThemesEnabled.

Atual área de temas do Microsoft Edge (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Atual área de temas do Microsoft Edge (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Para quando?

Não há uma data certa, mas a Microsoft informa que o gerador de temas do Edge deve começar a ser liberado em junho de 2024, em escala global.

A nova função ainda dependerá da web. Mas, se a proposta do AI PC vingar, esse e tantos outros recursos baseados em inteligência artificial poderão ser executados localmente em um futuro relativamente próximo, dependendo pouco ou nada de servidores nas nuvens.

Receba mais sobre Microsoft Edge na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados