Carteira do Google deixará de funcionar em celulares e smartwatches antigos
Nova página de ajuda diz que Android 9 e Wear OS 2.x serão requisitos mínimos para o aplicativo. Atualmente, 86% dos aparelhos cumprem esta exigência.
Nova página de ajuda diz que Android 9 e Wear OS 2.x serão requisitos mínimos para o aplicativo. Atualmente, 86% dos aparelhos cumprem esta exigência.
O Google atualizou sua documentação de suporte e informa que o aplicativo Carteira passará a funcionar apenas em smartphones com Android 9 ou mais recente e em smartwatches com Wear OS 2.x ou mais recente. A mudança passa a valer em 10 de junho. Segundo a empresa, o fim do suporte a aparelhos mais antigos está relacionado ao fim das atualizações de segurança no Android 7 Nougat e no Android 8 Oreo.
“Para garantir a proteção dos recursos da Carteira do Google, como pagamentos por aproximação, precisamos enviar atualizações de segurança ao seu dispositivo”, diz a página de ajuda. “Porém, não é possível fazer isso para as versões do Android anteriores à 9.”
Quando a Carteira do Google foi lançada em 2022, substituindo o Google Pay, estas versões do sistema operacional ainda recebiam updates para corrigir vulnerabilidades. Isso também vale para o Wear OS. A versão 2.0 usava, inicialmente, o Android 8 Oreo como base, mas foi posteriormente atualizada para o Android 9 Pie.
O Android 9 Pie foi lançado em 2018. Segundo dados do Android Studio de outubro de 2023, 86,4% dos aparelhos do ecossistema usam o Android 9 ou versões mais recentes. As versões 7, 7.1, 8 e 8.1, que terão seu acesso cortado, representam cerca de 10%.
A principal funcionalidade da Carteira do Google são os pagamentos por aproximação, que dependem de NFC. Considerando que este recurso era pouco popular em aparelhos mais antigos, o número de pessoas que vão perder de fato o acesso a essa possibilidade deve ser ainda menor.
O aplicativo, porém, tem outras utilidades, como guardar documentos, cartões de embarque e ingressos, entre outras.
Para efeito de comparação, o Apple Pay continua funcionando em todos os modelos do iPhone 6 (lançado em 2014) em diante, segundo a empresa. A última versão do iOS que este modelo recebeu foi a 12, de 2018, e os updates de segurança para ela deixaram de ser distribuídos em janeiro de 2023.
Com informações: 9to5Google
Leia | Como migrar contas do Google Authenticator no Android