O que há de novo no Android 9 Pie
Google acrescenta gestos no botão Home, inteligência artificial e ferramentas de bem-estar digital
Google acrescenta gestos no botão Home, inteligência artificial e ferramentas de bem-estar digital
Quais as novidades do Android 9 Pie? O Android P enfim ganhou um nome oficial e já está disponível para smartphones Pixel. A atualização do Android será liberada primeiro para celulares no programa beta, como os aparelhos Pixel, do Google. Neste post, reunimos o que há de novo no Android 9 Pie.
Os principais recursos do Android 9 Pie são os mesmos que vimos em maio, durante a conferência Google I/O. Isso inclui gestos com o botão Home para acessar os apps abertos; recursos de inteligência artificial para otimizar o brilho de tela e bateria; ferramentas de bem-estar digital para reduzir o vício em smartphones; entre outros.
O Android 9 está adotando gestos no botão Home virtual. Você pode deslizá-lo para cima e navegar pelos apps usados recentemente, com uma pré-visualização em tela cheia de cada um.
É possível selecionar texto dentro dessas prévias, e isso tem suporte a reconhecimento de significado: por exemplo, ele sugere abrir o Chrome caso seja uma URL, ou o Maps caso seja um endereço.
Trata-se de um recurso opcional que precisa ser ativado manualmente nas Configurações; por padrão, você ficará com a tradicional barra com botões Voltar/Menu/Multitarefa.
O Google também lista outras melhorias na interface:
O Android 9 traz algo chamado Bateria Adaptativa, que usa deep learning para entender seus padrões de uso, e prioriza a bateria para os apps e serviços mais importantes para o usuário, mantendo-os ativos em segundo plano.
Por sua vez, o Brilho Adaptativo aprende como o usuário gosta de definir o nível de brilho, considerando a iluminação ambiente, e faz o ajuste de maneira automática.
Há também as Ações nos Apps (app actions), para prever o que você fará em seguida e oferecer um atalho para realizar isso mais rápido. Por exemplo, se você conectar seus fones de ouvido, o Android sugere continuar ouvindo uma playlist no Spotify.
E, ainda este ano, teremos os Slices. É uma forma de trazer parte da interface de um aplicativo na busca do Google. Por exemplo, se você digitar “Lyft”, verá uma “fatia” (slice) do aplicativo — concorrente do Uber nos EUA — mostrando o preço de uma corrida até sua casa e o tempo de chegada do motorista.
O Google vai oferecer algumas ferramentas para que os usuários evitem o vício no uso de smartphones no recurso chamado Bem-Estar Digital: o que é e como ativar no Android 9 Pie. Isso inclui:
Estes recursos serão lançados oficialmente em smartphones Pixel no terceiro trimestre, mas os usuários podem testá-los em beta acessando este link. Enquanto isso, dispositivos no programa Android One vão recebê-los no final do ano.
O Android 9 restringe o acesso ao microfone, à câmera e a outros sensores quando um aplicativo estiver ocioso ou rodando em segundo plano. Caso ele precise acessar um sensor, será necessário mostrar uma notificação persistente para informar o usuário.
Você pode usar um segredo (PIN, padrão ou senha do dispositivo) para proteger seus backups do Android com criptografia. Além disso, ele traz um modelo de segurança aprimorado para biometria, e permite armazenar dados confidenciais, como informações de cartão de crédito, usando um chip dedicado (tal como o iPhone e seu Secure Enclave).
O sistema também utiliza o TLS por padrão, além do DNS-over-TLS, para ajudar a proteger sua privacidade na internet.
Eis alguns ajustes pequenos, mas importantes, na experiência do Android 9:
Donos do Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL já podem baixar o Android 9. A atualização será liberada over-the-air e deve chegar a todos os usuários nos próximos dias. O Essential Phone também foi contemplado.
Enquanto isso, os outros dispositivos participantes do programa Android Beta vão receber o update até o quarto trimestre. São eles:
Dispositivos no programa Android One também devem receber o Android 9 até o fim do ano. Isso inclui o Nokia 6.1, Nokia 7 Plus, Nokia 8 Sirocco, Xiaomi Mi A2 e Mi A2 Lite. Eles têm garantia de dois anos de atualizações de versão; e patches de segurança por até três anos.
E quanto aos outros smartphones e tablets, de fabricantes como Samsung, LG e Motorola? Bem, aí você terá que esperar um pouco.
Atualizado às 16h27