Android 13 lidera a lista de versões mais usadas do sistema
Um ano após lançamento, Android 13 chega a 22,4% dos aparelhos e tira Android 11 do primeiro lugar. Fabricantes vêm investindo em atualizações.
Um ano após lançamento, Android 13 chega a 22,4% dos aparelhos e tira Android 11 do primeiro lugar. Fabricantes vêm investindo em atualizações.
O Android 13, de 2022, é a versão mais usada do sistema operacional e está presente em 22,4% dos aparelhos. Os dados são de 1º de outubro de 2023 e foram divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Google na Android Platform, ferramenta voltada a desenvolvedores.
Em relação aos dados anteriores, de maio de 2023, o Android 13 cresceu de 15% para 22,4%, assumindo a liderança cerca de um ano após seu lançamento.
Na lista passada, o primeiro lugar estava com o Android 11, que caiu de 23,1% para 21,6%, ficando em segundo. O terceiro posto é do Android 10, com 16,1% dos aparelhos.
Curiosamente, o Android 12 fica apenas em quarto lugar, com 15,8% dos dispositivos, atrás de duas versões mais antigas. O Android 14 não consta na lista. Os dados são de 1º de outubro, e o sistema operacional só foi liberado no dia 4.
Vendo os dados de um jeito mais amplo, há algumas informações interessantes. A maioria dos aparelhos está com o Android 11 ou versões mais recentes: são 59,8%. Quando o escopo é ampliado para o Android 9 Pie, de 2018, e versões mais novas, são 86,4%.
Usado nos mais diferentes dispositivos de várias marcas, o Android acaba ficando desatualizado em alguns produtos, por desinteresse das empresas. Este problema é de longuíssima data — eu achei este texto de 2010 do Tecnoblog sobre o assunto, só para dar um exemplo.
A situação parece estar melhorando graças a algumas iniciativas das próprias fabricantes, que parecem não querer perder clientes por isso.
A Samsung, por exemplo, promete de três a quatro atualizações do sistema operacional para muitos de seus smartphones intermediários e de topo de linha. As chinesas Oppo e Vivo (sem relação com a operadora brasileira) também oferecem garantias desse tipo.
A Nokia é um pouco mais modesta, mas vende no Brasil o intermediário Nokia G60 5G com promessa de duas atualizações. A Motorola também garante duas atualizações para aparelhos de topo de linha, como o Edge 40.
Com informações: Mishaal Rahman