Início /
Razão Social Nokia Oyj
Fundação 12 maio, 1865
Tampere, Finlândia
Fundadores
Website Oficial www.nokia.com

Nokia

A Nokia é uma empresa de telecomunicações com mais de 150 anos de existência, fundada em 1865, na Finlândia. Conhecida por sua história na telefonia móvel, a Nokia, na verdade, começou como uma fábrica de papel.

Seu fundador, Frederick Idestam, era um engenheiro em uma fábrica de celulose em Tampere, onde a empresa começou. Quando ele decidiu mudar a sede para uma cidade vizinha, a inspiração para o nome surgiu: Nokianvirta, um rio perto do local.

Foi só depois da aposentadoria de Frederick, em 1896, que seu posterior sócio, Leo Michelin, pôde inserir a empresa no ramo das tecnologias. Num primeiro momento, essa transição significou gerar energia elétrica e vender cabos de borracha.

Quase 100 anos depois, a Nokia finalmente entrou para a telefonia móvel. A primeira ligação comercial via GSM (Sistema Global de comunicação Móvel) foi feita com um equipamento da empresa, o Nokia 1001 ー já no famoso formato “tijolão”.

Dali para frente, a Nokia seguiu na área pela qual é conhecida. Lançou diversos modelos de celular, em especial o famoso celular mais vendido de todos os tempos, o Nokia 1100. Além do seu sistema operacional Symbian, que também foi utilizado em aparelhos da Samsung, Sony e Motorola.

Em 2013, com a expansão do mercado mobile, a empresa se viu perdendo espaço para a nova concorrência. Então, comprou a outra metade da NSN (Nokia Siemens Network), para focar na infraestrutura das telecomunicações, e vendeu sua divisão de dispositivos móveis para a Microsoft.

Entretanto, três anos mais tarde a Nokia voltou para o ramo mobile ao ser adquirida por uma equipe de ex-funcionários que fundaram a HMD Global. Atualmente, seu portfólio inclui smartphones, laptops, smart TVs, e outros produtos, além de estar presente no mercado de 5G e oferecer soluções tecnológicas para empresas.

Continue lendo »
Carregar mais posts