HMD Global lança Nokia T20, tablet que promete bateria de longa duração
Primeiro tablet Nokia da HMD Global promete durabilidade e versatilidade; ficha técnica sugere preço relativamente baixo, mas ainda não há data de lançamento no Brasil
Primeiro tablet Nokia da HMD Global promete durabilidade e versatilidade; ficha técnica sugere preço relativamente baixo, mas ainda não há data de lançamento no Brasil
A HMD Global anuncia nesta, quarta-feira (6), a sua entrada na categoria de tablets com a chegada do Nokia T20. O dispositivo promete longa duração de bateria e versatilidade, mas suas configurações indicam uma performance mais básica, para navegação em redes sociais, leitura, reprodução de filmes e chamadas de vídeo, por exemplo. O tablet já está disponível em algumas regiões, e tem previsão de lançamento no Brasil “nos próximos meses”.
O Nokia T20 tem tela de 10,4 polegadas, com resolução 2000 x 1200 pixels. Ele traz alto-falantes estéreo, dois microfones e a entrada P2 (3,5 mm) para fones de ouvido — algo que vem sumindo aos poucos em dispositivos mobile.
O processador é um octa-core de até 1,8 GHz (Unisoc T160), e há opções com 3 GB ou 4 GB de memória RAM, e 32 GB ou 64 GB de armazenamento. O T20 tem câmera frontal de 5 MP para videoconferências, e um sensor na traseira com 8 MP.
A ficha técnica do aparelho indica uma disputa em categoria de entrada/intermediária, onde encontramos alguns produtos da Samsung, Positivo e Multilaser — esta última com uma presença marcante no segmento de tablets mais baratos. Segundo a HMD Global, “houve um renascimento no mercado de tablets” durante a pandemia, com crescimento de 43% nas vendas mundiais da categoria, no terceiro trimestre de 2020 — o que levou a empresa a apostar no setor.
“No ano passado, ficamos ainda mais conectados com o aumento do trabalho híbrido, das aulas online e do uso de mídias sociais. Também notamos mais pessoas usando plataformas de videochamada e serviços de streaming. Isso levou a um aumento do apetite por tablets, que cresceu impressionantes 53% na comparação do primeiro trimestre de 2020 com 2021. Por isso, criamos o primeiro tablet Nokia da HMD Global para atender às novas necessidades dos nossos usuários e ao desejo deles por novas tecnologias e recursos versáteis.”
Florian Seiche, CEO da HMD Global.
Um dos destaques promete ser a bateria. O componente tem 8.200 mAh, e a companhia promete 15 horas de navegação na web, sete horas de videochamadas ou dez horas de streaming de vídeos.
O Nokia T20 sai de fábrica com o Android 11, e a HMD Global promete atualização de versão do Android por até dois anos. Já as correções de segurança devem chegar mensalmente por pelo menos três anos.
A HMD Global reforça que o T20 é um dispositivo Android que atende aos requisitos corporativos do Google, e que o tablet também funciona com a solução de gerenciamento de mobilidade empresarial da companhia finlandesa.
Para quem tem crianças em casa, o Google Kids Space, integrado ao Nokia T20, permite criar um ambiente seguro para explorar aplicativos, livros e vídeos com o controle parental do aplicativo Family Link.
A HMD Global confirmou que o Nokia T20 chega ao Brasil “nos próximos meses”. Entretanto, ainda não há uma data de lançamento prevista no mercado nacional.
No exterior, o Nokia T20 custa a partir de 199 euros (versão só com Wi-Fi) e 239 euros (4G), respectivamente R$ 1.262 e R$ 1.516, em conversão direta, sem impostos, no câmbio do dia. O preço do Nokia T20 no Brasil ainda não foi revelado.