Fim de uma era: página da Nokia muda para HMD

Fabricante dos smartphones Nokia investe em marca própria e "aposenta" nome antigo em redes sociais. Pistas sobre os primeiros aparelhos começam a surgir.

Giovanni Santa Rosa
Por
Ilustração de smartphone com a marca HMD na traseira e corações na frente
HMD lançou até vídeo com nova marca (Imagem: Reprodução/YouTube)

As contas da Nokia nas redes sociais mudaram e agora usam o nome HMD. Além disso, elas publicaram um vídeo apresentando a nova marca, que significa Human Mobile Devices. As pistas da troca já vinham aparecendo há alguns dias, com o vazamento de informações dos primeiros aparelhos da nova era da empresa.

A troca aconteceu no YouTube, no X (antigo Twitter), no Facebook, no TikTok e no Discord. O Instagram continua com o nome de usuário “nokiamobile”, mas usa o nome de exibição HMD. Os campos de descrição ainda mencionam a marca antiga. “Nós somos a Human Mobile Devices, fabricantes dos telefones Nokia. Mas pode nos chamar de HMD”, diz o texto.

Além da mudança, a HMD publicou um vídeo explicando o conceito por trás do nome Human Mobile Devices e dizendo que a empresa fabricará smartphones duráveis e dumbphones com recursos modernos.

Primeiros celulares da HMD sem marca Nokia vêm aí

A adoção do nome HMD como marca própria já havia sido anunciada em setembro de 2023 pelo CEO Jean-François Baril, em uma publicação no LinkedIn. Em um dos comentários ele disse que a marca Nokia continuaria coexistiria com a nova marca. A mudança de nome nas redes sociais, porém, sugere o contrário.

A HMD já tem dois aparelhos a caminho com a nova marca. O site GSM China encontrou dois registros de modelos no banco de dados de IMEI da GSMA, identificados com os códigos N159V e TA-1585. Há poucas informações sobre eles, mas o campo “marca” está preenchido com “HMD”. Além disso, uma peça publicitária foi colocada no site oficial, e a renderização de um aparelho vazou antes da hora.

Imagem publicitária mostra mulher sentada sobre celular HMD gigante
Imagem que apareceu no site da Nokia indica que smartphone com marca HMD terá câmera de 108 megapixels (Imagem: Reprodução/HMD)

Vale dizer que a empresa Nokia ainda existe, mas atua apenas na área de infraestrutura para telecomunicações. A divisão de celulares teve um caminho mais complicado: em 2013, foi comprada pela Microsoft, sua parceira no Windows Phone. Quando o projeto afundou, os direitos da marca Nokia foram comprados pela HMD Global, também estabelecida na Finlândia e com vários ex-funcionários da antiga divisão de celulares da Nokia.

Com informações: Gizmochina, GSM China

Receba mais sobre HMD Global na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados