Fabricante de celulares da Nokia criará nova marca de smartphones

CEO da HMD Global anunciou que empresa lançará uma segunda marca de smartphones; HMD Global fabrica celulares com marca da Nokia

Felipe Freitas
Por
Nokia G11 Plus (Imagem: Divulgação/HMD Global)
HMD Global, fabricante dos celulares Nokia, anuncia marca própria de smartphones. Imagem ilustrativa (Imagem: Divulgação/HMD Global)

A HMD Global, fabricante dos smartphones “da Nokia”, anunciou que criará uma marca de celulares com seu próprio nome. A informação foi publicada pelo CEO da empresa, Jean-François Baril, no LinkedIn. Baril explicou que a HMD Global seguirá fabricando smartphones da Nokia, mantendo duas marcas no portfólio da companhia.

A finlandesa HMD Global produz celulares sob o nome Nokia desde 2016, data da sua fundação. A empresa não integra a Nokia Corporation, criadora da marca e fora do mercado de smartphones desde 2014 — vamos chamar livremente de Nokia Original.

No entanto, a HMD Global possui uma parceria com a Nokia Original para receber tecnologia para componentes de conexão celular. A fabricante de smartphones ainda paga royalties pelo uso das patentes da “Nokia OG”.

HMD Global fala de novos parceiros sem explicar muito.

O CEO da HMD Global disse em sua publicação no LinkedIn que a empresa terá “novos parceiros” colaborando no futuro da empresa. Baril não chega a explicar muito mais sobre essa colaboração.

Porém, a HMD Global usa as fábricas da Foxconn para produzir seus smartphones da marca Nokia. Como Terry Gou, fundador da Foxconn, é sócio majoritário da HMD Global, não há dúvidas que os novos celulares usarão as foundries da taiwanesa.

Jean-François Baril, CEO da HMD Global, anunciou novidade no LinkedIn (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Jean-François Baril, CEO da HMD Global, anunciou novidade no LinkedIn (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Baril cita que a HMD Global é uma das maiores fabricantes de smartphone da Europa. Uma possibilidade de colaboração é que empresa pode licenciar outras marcas, talvez até produzindo celulares de fabricantes chinesas — aqui é uma breve análise de como algumas companhias operam.

A HMD Global utiliza processadores da MediaTek, Qualcomm e Unisoc em seus smartphones Nokia. Os modelos são focados no mercado de entrada e intermediário. No LinkedIn, o CEO da HMD Global não detalha se a nova marca de celulares será voltada para esses mesmos segmentos ou atenderá aos topos de linha.

Receba mais sobre Nokia na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados