Microsoft Edge para empresas vai permitir que seu chefe bloqueie “prints”

Microsoft Edge for Business é um navegador voltado a organizações; versão trará bloqueio de capturas de telas para prevenir vazamento de dados

Emerson Alecrim
Microsoft Edge
Microsoft Edge para empresas vai permitir que seu chefe bloqueie "prints" (imagem: divulgação/Microsoft)

Você sabia que a Microsoft tem um navegador para empresas? Trata-se do Edge for Business. Nas próximas semanas, o software receberá alguns incrementos de segurança. Entre eles está uma função que impede que o usuário faça capturas de tela (os famosos “prints”) de informações exibidas pelo browser.

Um diferencial dos navegadores para uso por organizações está na possibilidade de parâmetros de segurança adicionais serem incorporados ao software.

Embora administradores de TI possam aplicar políticas de uso específicas mexendo nas “entranhas” das versões tradicionais de navegadores como Chrome e Edge, é muito mais prático fazer essas configurações em browsers preparados para isso. Essa é uma das aplicações que justificam a existência do Edge for Business.

Nada de capturas de telas

De acordo com a Microsoft, uma atualização próxima do Edge for Business trará uma função que permite ao administrador bloquear capturas de tela para evitar que informações sensíveis da organização sejam expostas a terceiros.

Se o usuário tentar fazer uma captura de tela, a imagem gerada ficará toda preta. Essa restrição vale não só para o Edge em si, como também para prompts e respostas geradas pelo Copilot na barra lateral do navegador.

Não está claro se esse bloqueio impedirá que ferramentas de terceiros façam screenshots. Se não impedir, o novo recurso ainda será útil, pois as versões corporativas do Windows podem ser configuradas para não permitir instalação de aplicativos não autorizados.

Por outro lado, é óbvio que a restrição não impedirá que o usuário tire fotos da tela com o celular. Se isso for um problema real, restará à organização implementar uma política que proíbe ou limita o uso do smartphone pelos funcionários durante o período de trabalho.

Para quando?

Outros atributos prometidos para o Microsoft Edge for Business incluem proteção contra vazamento de documentos confidencias no Word, Excel ou PowerPoint, bem como a inclusão do recurso de dublagem de vídeos em tempo real do Edge tradicional.

Esses e os demais aprimoramentos serão liberados nas próximas semanas. Um recurso que já está sendo disponibilizado é a possibilidade de a empresa inserir o seu logotipo no navegador.

Saiba mais sobre o Microsoft Edge for Business no site oficial.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.