Microsoft Edge deixará que você limite consumo de RAM do navegador

Função que permite limitar consumo de memória RAM foi encontrada no Edge Canary, versão de testes do navegador da Microsoft

Emerson Alecrim
Por
Microsoft Edge deixará que você limite o consumo de RAM do navegador (imagem: reprodução/Microsoft)
Microsoft Edge deixará que você limite consumo de RAM do navegador (imagem: reprodução/Microsoft)

O Microsoft Edge deve receber uma função que permite a você definir um limite de consumo de memória RAM pelo navegador. O recurso ainda não foi anunciado formalmente, mas foi encontrado no Edge Canary (versão de teste) mais recente, o que sugere que a liberação oficial deve ocorrer nos próximos meses.

A novidade foi divulgada pelo usuário Leopeva64 do X/Twitter. As capturas de tela publicadas ali mostram duas opções de controle de uso de RAM nas configurações de desempenho do Edge:

  • Durante jogos: a primeira opção permite que você defina o padrão de consumo quando estiver com um jogo em execução no PC;
  • Sempre: a segunda opção deixa que você controle a quantidade de RAM que pode ser usada pelo browser a qualquer momento.
Limitador de memória RAM no Microsoft Edge (imagem: Leopeva64/X/Twitter)
Limitador de memória RAM no Microsoft Edge (imagem: Leopeva64/X/Twitter)

Outra captura de tela exibe o nível de uso de RAM em tempo real na janela “Conceitos básicos do navegador” (o ícone com símbolo de coração à direita da barra de endereços).

Consumo de RAM no Microsoft Edge em tempo real (imagem: Leopeva64/X/Twitter)
Consumo de RAM no Microsoft Edge em tempo real (imagem: Leopeva64/X/Twitter)

Faz sentido ter controle no RAM no navegador?

Sim. Os navegadores executam vídeos em alta definição, jogos pesados, páginas repletas de código em JavaScript, entre outros conteúdos que exigem bastante do hardware. Se essa situação causar um uso exagerado da RAM, o computador pode ficar lento ou instável, o que justifica o controle sobre o uso da memória.

Mas é preciso saber lidar com esse tipo de funcionalidade. Um ajuste inadequado pode prejudicar a experiência de uso do Microsoft Edge, causando travamentos em vídeos ou recarregamento automático de páginas, por exemplo.

Em linhas gerais, o uso do limitador de memória RAM só deve ser feito se o usuário tiver certeza de que o navegador está prejudicando o desempenho de todo o sistema ou de outro software executado ao mesmo tempo.

Quando o controle de RAM chegará à versão final?

A data de liberação do controle de RAM no Edge ainda não é conhecida, até porque o recurso está em teste. Por ora, o limitador está disponível apenas no Edge Canary e em dispositivos selecionados. Isso porque a novidade faz parte da estratégia de implementação controlada da Microsoft, explica o XDA Developers.

Se você participa do programa Edge Insider e tem que a versão mais recente do navegador no canal Canary, pode verificar se o controle de memória está disponível em sua instalação indo em Configurações / Sistema e desempenho / Detector de desempenho.

A expectativa é a de que o recurso seja liberado oficialmente nos próximos meses, mas saiba que existe a possibilidade de que isso não aconteça. Se, na fase de testes, a Microsoft notar que o controle de RAM não gera o efeito esperado ou prejudica a experiência do usuário, a funcionalidade pode simplesmente ser cancelada.

Receba mais sobre Microsoft Edge na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados