Microsoft Edge: IA vai dublar vídeos do YouTube em tempo real
Navegador da Microsoft ganhará recurso que promete deixar mais acessível material produzido por criadores internacionais. Ainda não há dublagem em português
Navegador da Microsoft ganhará recurso que promete deixar mais acessível material produzido por criadores internacionais. Ainda não há dublagem em português
A Microsoft anunciou nesta terça-feira (21) que o navegador Edge terá um recurso de dublagem de vídeos em tempo real. A ferramenta baseada em IA funcionará no YouTube, LinkedIn e Coursera — plataforma de cursos online criada nos Estados Unidos. Por enquanto, a dublagem não está compatível com português do Brasil.
Contudo, a Microsoft deve ter o Brasil entre as prioridades desse novo recurso. O Edge é o segundo navegador desktop mais usado do país, atrás do Chrome e na frente do Opera. Esta ferramenta pode ampliar o acesso a conteúdos para pessoas que não compreendem o idioma original. Isso auxilia no acesso à informação e conhecimento — e claro, ao lazer.
Atualmente, o YouTube possui uma ferramenta de legenda automática. Porém, ela também conta com algumas limitações de idioma e, em alguns casos, apenas a legenda na língua original pode ser ativada — o closed caption. A dublagem por IA feita pelo YouTube, anunciada pelo Google em 2023, segue em versão beta.
A Microsoft informou que, neste momento, o recurso de dublagem só está disponível nas seguintes traduções:
A ferramenta também permite a criação de legendas em tempo real, facilitando que usuários surdos ou com alguma deficiência auditiva. Lembrando, o YouTube já possui um recurso assim. Contudo, as diferenças são que o Edge terá uma ferramenta nativa para isso, além de funcionar no LinkedIn e no Coursera.
O Microsoft Edge também realizará a tradução em tempo real de vídeos de sites de notícias. A big tech anunciou que o recurso é compatível com a página da Reuters, CNBC e Bloomberg.
A novidade foi anunciada durante o evento Microsoft Build. Esta edição do evento, assim como a apresentação do dia anterior, foi focada nas novas ferramentas de IA da big tech.
Com informações: The Verge