Microsoft Edge: IA vai dublar vídeos do YouTube em tempo real

Navegador da Microsoft ganhará recurso que promete deixar mais acessível material produzido por criadores internacionais. Ainda não há dublagem em português

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 semanas
Microsoft Edge deixará que você limite o consumo de RAM do navegador (imagem: reprodução/Microsoft)
Microsoft Edge utilizará inteligência artificial para dublagem de vídeo no YouTube, LinkedIn e Coursera(Imagem: reprodução/Microsoft)

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (21) que o navegador Edge terá um recurso de dublagem de vídeos em tempo real. A ferramenta baseada em IA funcionará no YouTube, LinkedIn e Coursera — plataforma de cursos online criada nos Estados Unidos. Por enquanto, a dublagem não está compatível com português do Brasil.

Contudo, a Microsoft deve ter o Brasil entre as prioridades desse novo recurso. O Edge é o segundo navegador desktop mais usado do país, atrás do Chrome e na frente do Opera. Esta ferramenta pode ampliar o acesso a conteúdos para pessoas que não compreendem o idioma original. Isso auxilia no acesso à informação e conhecimento — e claro, ao lazer.

Atualmente, o YouTube possui uma ferramenta de legenda automática. Porém, ela também conta com algumas limitações de idioma e, em alguns casos, apenas a legenda na língua original pode ser ativada — o closed caption. A dublagem por IA feita pelo YouTube, anunciada pelo Google em 2023, segue em versão beta.

Dublagem em tempo real no Edge

Edge
No lançamento, ferramenta de dublagem por IA do Edge funcionará com sete traduções (Imagem: Divulgação / Microsoft)

A Microsoft informou que, neste momento, o recurso de dublagem só está disponível nas seguintes traduções:

  • Espanhol para inglês
  • Inglês para espanhol
  • Inglês para alemão
  • Inglês para hindi
  • Inglês para italiano
  • Inglês para russo

A ferramenta também permite a criação de legendas em tempo real, facilitando que usuários surdos ou com alguma deficiência auditiva. Lembrando, o YouTube já possui um recurso assim. Contudo, as diferenças são que o Edge terá uma ferramenta nativa para isso, além de funcionar no LinkedIn e no Coursera.

O Microsoft Edge também realizará a tradução em tempo real de vídeos de sites de notícias. A big tech anunciou que o recurso é compatível com a página da Reuters, CNBC e Bloomberg.

A novidade foi anunciada durante o evento Microsoft Build. Esta edição do evento, assim como a apresentação do dia anterior, foi focada nas novas ferramentas de IA da big tech.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Microsoft Edge na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados