WhatsApp vai deixar lista de Canais mais parecida com a de conversas

Versão beta do app para Android traz lista de Canais com menos linhas de preview e ícones maiores. Ferramenta já é utilizada por mais de 500 milhões de pessoas.

Giovanni Santa Rosa
Por
WhatsApp
Canais do WhatsApp chegaram ao Brasil em setembro de 2023 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp está testando um novo visual para a área de Canais do aplicativo para Android. Com a mudança, eles ficarão organizados de forma mais parecida com as conversas, em uma lista que mostra mais itens de uma vez só. A novidade está na versão 2.24.4.19 do aplicativo para Android, ainda em fase beta, mas ainda não foi liberada para todos os testadores. O site especializado WABetaInfo notou a mudança.

Os Canais ficam na área Atualizações, que também mostra os Status publicados pelos contatos. Eles continuarão ali — o que vai mudar é como eles aparecem.

Tela de Atualizações do WhatsApp com três Canais sendo exibidos
Nova interface tem só uma linha de preview para cada Canal (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Atualmente, os Canais em que o usuário se inscreveu ficam em uma lista com ícones pequenos e três linhas e uma imagem de preview. No beta, cada um terá apenas uma linha de preview e ícones maiores. Visualmente, o resultado é muito parecido com o das conversas. Isso também vai permitir passar pelos canais mais rapidamente, sem precisar rolar tanto a tela.

Por enquanto, a novidade só apareceu no beta para Android. As versões de testes mais recentes para iOS continuam sem alterações na interface.

Canais do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)
Interface atual dos Canais dá várias linhas para cada um deles (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Canais do WhatsApp fazem sucesso

Os Canais foram apresentados em junho de 2023 e chegaram ao Brasil poucos meses depois, em setembro. O recurso funciona de modo parecido com uma página de rede social: uma pessoa ou uma empresa cria seu Canal e pode fazer publicações para seus seguidores. O Telegram conta com uma ferramenta parecida.

A novidade parece ter caído no gosto dos usuários: em novembro, os Canais do WhatsApp atingiram a marca 500 milhões de usuários ativos mensalmente. A informação foi divulgada por Mark Zuckerberg, CEO da Meta.

O Tecnoblog tem, atualmente, dois Canais no WhatsApp:

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados