Android começa a suportar downloads simultâneos na Play Store (finalmente)

Downloads múltiplos na Google Play Store já funcionam em aparelhos rodando o Android 14, por enquanto, com dois aplicativos por vez

Emerson Alecrim
Por
Downloads simultâneos na Play Store no Android 14 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Downloads simultâneos na Play Store no Android 14 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Resumo
  • O Google começou a suportar downloads simultâneos de aplicativos na Play Store, uma mudança que pode economizar tempo significativamente, especialmente ao configurar um novo dispositivo ou ao baixar apps grandes.
  • A funcionalidade está disponível para usuários de dispositivos com Android 14, incluindo aparelhos Google Pixel.
  • Atualmente, o recurso permite que apenas dois aplicativos sejam baixados ao mesmo tempo. Os demais entram em uma fila até que um dos downloads em progresso seja concluído.

Se você já tentou baixar dois ou mais aplicativos ao mesmo tempo no Android via Play Store, deve ter percebido que apenas um app é baixado por vez. Os demais exibem o aviso “Pendente”. Felizmente, downloads simultâneos começaram a ser suportados, ainda que discretamente.

O suporte a downloads múltiplos pode poupar um tempo considerável em determinadas situações. Uma delas ocorre quando você decide instalar os seus aplicativos do zero ao configurar um dispositivo novo. Aqui no Tecnoblog, vez ou outra passamos por isso para testar smartphones ou tablets recém-lançados.

Outra situação é quando você precisa baixar softwares grandes, especialmente jogos. Se você tiver uma conexão rápida à internet, faz sentido aproveitar essa capacidade para baixar mais de um desses apps de uma vez para concluir a tarefa rapidamente.

Funciona com o Android 14

Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Novidade da Google Play Store depende do Android 14 (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Eis que o 9to5Google descobriu que, após testes intermitentes realizados pelo Google nos últimos anos, os downloads simultâneos na Play Store passaram a ser disponibilizados para um número amplo de usuários.

Começou com usuários de aparelhos Google Pixel. Felizmente, os downloads múltiplos também têm funcionado em smartphones de outras marcas, desde que eles tenham o Android 14 como sistema operacional.

Como essa é uma funcionalidade que depende mais da loja de apps do que do sistema, pode acontecer de versões anteriores do Android também suportarem downloads múltiplos. Mas, por enquanto, o recurso foi confirmado somente no Android 14.

Para fazer o teste, abra a Play Store em um celular Android e selecione ao menos dois aplicativos relativamente grandes para instalar. Observe se os downloads acontecem ao mesmo tempo, como mostra a imagem a seguir.

Dois downloads por vez, por enquanto

Em nossos testes, baixamos simultaneamente algumas ferramentas da Adobe. Deu certo! Mas há duas ressalvas. A primeira é que, por ora, somente dois downloads são realizados ao mesmo tempo. Se você tiver selecionado mais apps para baixar, os demais ficarão na fila e exibirão o aviso “Pendente”.

Existe a expectativa de que os downloads simultâneos funcionem com até cinco aplicativos, mas não há confirmação ou previsão quanto a isso.

A outra ressalva é que, pelo menos por enquanto, os downloads simultâneos funcionam apenas para aplicativos novos. Não há previsão para que atualizações de apps já instalados sejam feitas ao mesmo tempo, o que seria bem mais interessante, como destaca o 9to5Google. Mas quem sabe em um futuro próximo?

Relacionados