É possível ativar e configurar o 5G no iPhone para usar internet de alta velocidade com a quinta geração de redes móveis, desde que seu smartphone seja compatível com a tecnologia.

A Apple oferece ajustes para usar o 5G com ou sem economia de dados, além de permitir escolher entre manter o 5G sempre ativado ou usar um modo de menor consumo de bateria.

Também pode ser necessário ativar o 5G Standalone (SA) nos ajustes para usar a conexão com menor latência.

Veja como ativar o 5G no seu iPhone com o passo a passo a seguir.

Como ativar o 5G nos Ajustes do iPhone

Para ativar o 5G no iPhone, é preciso escolher a opção de dados de sua preferência nos Ajustes do iOS. Existem três diferentes modos de 5G disponíveis no iPhone:

  • 5G Automático, quando a tecnologia é ativada pelo sistema quando houver necessidade de maior desempenho e reduz o consumo de energia;
  • 5G Ativado, que mantém a tecnologia ativa sempre que estiver disponível;
  • 4G: desativa totalmente a tecnologia 5G no iPhone.

Veja o passo a passo para configurar o 5G no iPhone a seguir:

1. Entre nos ajustes de celular do iPhone para ativar o 5G

Abra os Ajustes (ícone de engranagem do iPhone), depois entre em Celular.

2. Entre na seção de Voz e Dados

Se você tiver mais de uma linha telefônica no seu iPhone, será necessário escolher o chip ou eSIM desejado antes de prosseguir.

Tela de ajustes celulares, indicando para entrar na seção Voz e Dados

3. Escolha o modo de dados para ativar o 5G no iPhone

Escolha entre 5G Automático e 5G Ativado, de acordo com a sua preferência.

Tela de seleção do modo de dados do iPhone, com seta indicando para opções de rede 5G

É importante salientar que as gerações anteriores também funcionam em qualquer modo de dados. Se você manter o 5G ativado, por exemplo, também poderá acessar as redes 4G, 3G e 2G.

Como ativar o 5G Standalone (SA) no iPhone

Por padrão, é necessário ativar o 5G SA dentro dos Ajustes do iPhone para ter acesso às redes com menor latência (ping) e maior eficiência energética. No Brasil, essa funcionalidade só está disponível a partir do iPhone 14.

Vale lembrar que tanto o 5G SA como o 5G NSA (Non-Standalone) são considerados como 5G puro e alcançam velocidades similares.

1. Entre nos ajustes de celular do iPhone para ativar o 5G SA

Abra os Ajustes, depois entre em Celular para configurar o 5G SA.

2. Vá a seção Voz e Dados para escolher o tipo de rede 5G

Entre na opção Modo de Dados. Se você tiver mais de uma linha telefônica no seu iPhone, será necessário escolher o chip ou eSIM desejado antes de prosseguir.

Tela de ajustes celulares, indicando para entrar na seção Voz e Dados

3. Ative a opção 5G Standalone

Escolha entre 5G Automático e 5G Ativado, de acordo com a sua preferência. Em seguida, ative a opção 5G Standalone.

Tela de seleção do modo de dados do iPhone, com seta indicando para ativar o 5G Standalone

Para funcionar que o iPhone funcione com o 5G SA é necessário ter um chip 5G ou eSIM 5G, além de ter o serviço ativado na operadora de celular. Se seu chip ou eSIM não for compatível com 5G, a opção de ativação do 5G SA estará indisponível, e o sistema exibe uma mensagem informando sobre a incompatibilidade do SIM.

Por que o 5G não funciona no meu iPhone?

Alguns fatores podem impedir ou limitar o funcionamento do 5G no iPhone. São eles:

  • Compatibilidade: para ativar e usar o 5G no iPhone, é necessário ter um modelo da linha iPhone 12 ou posterior. Se o seu smartphone foi lançado anteriormente, ele não poderá se conectar às redes de quinta geração.
  • Área de cobertura: você deve estar dentro da área de cobertura 5G da sua operadora para usar a tecnologia. Como a tecnologia está em fase de implementação, o sinal 5G não alcança todos os locais atendidos com 4G.
  • Chip próprio (5G SA): não é necessário trocar de chip (SIM Card) para utilizar o 5G NSA, mas é necessário ter um chip 5G ou eSIM 5G para utilizar o 5G SA.

Posso colocar 5G em iPhone que não tem?

Não. O funcionamento do 5G exige que os aparelhos tenham modems e antenas dedicadas para a quinta geração. Se seu iPhone não tem compatibilidade com 5G de fábrica, não é possível adicionar suporte à tecnologia.

Relacionados

Escrito por

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.