5G SA vs 5G NSA: entenda as diferenças, vantagens e limitações de cada rede

Redes 5G SA e NSA operam em frequências dedicadas, mas têm diferenças estruturais; saiba o que muda entre os tipos de conexão

Lucas Braga Ana Marques
Por e
• Atualizado há 8 meses

5G Standalone (SA) e 5G Non-Standalone (NSA) são diferentes tipos de infraestruturas utilizadas em redes móveis de quinta geração. A diferença fica no tipo de núcleo de rede, que pode ser dedicado ou compartilhado com o 4G.

No Brasil, é mais comum encontrar o tipo de rede 5G NSA, pois o padrão tem maior compatibilidade nos smartphones, não exige troca de chip nem planos específicos.

A seguir, entenda em detalhes o que muda entre 5G NSA e 5G SA, e descubra quais as vantagens e limitações de cada tecnologia.

O que é 5G SA (Standalone)?

O 5G Standalone (5G SA) é a versão mais avançada da quinta geração de redes móveis, e utiliza um núcleo de rede dedicado para o gerenciamento das conexões. O 5G SA permite menor latência (ping) e possibilita a criação de várias sub-redes através da técnica de slicing.

O 5G SA é considerado “5G puro”, uma vez que o padrão utiliza frequências dedicadas e não depende da tecnologia DSS, que compartilha o espectro com 4G, 3G e 2G.

O que é 5G NSA (Non-Standalone)?

O 5G Non-Standalone (5G NSA) é a versão mais popular da quinta geração de telefonia móvel e também utiliza frequências dedicadas, portanto, trata-se de 5G puro, assim como o 5G SA. A principal diferença é que o 5G NSA utiliza infraestrutura compartilhada de núcleo de rede com a tecnologia 4G LTE.

Vale destacar que somente o núcleo da rede é compartilhado com o 4G. O 5G NSA exige antenas próprias e equipamentos de transmissão dedicados para a tecnologia de quinta geração e não funciona com as antenas 4G/LTE.

Quais são as diferenças entre 5G SA e 5G NSA?

O 5G SA e o 5G NSA podem apresentar diferenças em velocidade, latência, confiabilidade, consumo de energia, infraestrutura, implementação, compatibilidade e planos ofertados. Veja o comparativo na tabela a seguir:

5G SA5G NSA
VersãoMais modernaMais antiga
VelocidadeAté 20 Gb/sAté 20 Gb/s
Permite agregar velocidades do 4G
LatênciaMenorMaior
Confiabilidade da redeMaiorMenor
Consumo de energiaMenorMaior
InfraestruturaUtiliza núcleo de rede dedicadoUtiliza núcleo da rede 4G
ImplementaçãoMais lenta e com maior custoMais rápida e com menor custo
Compatibilidade de aparelhosMenorMaior

1. Velocidade

O 5G SA e 5G NSA podem atingir as mesmas taxas de transferência, com velocidade máxima teórica de até 20 Gb/s (gigabits por segundo) segundo os requisitos do ITU. No entanto, o smartphone que conecta no padrão 5G NSA consegue agregar a capacidade do 4G, permitindo melhorias na velocidade de download e upload.

5G NSA e 5G SA permitem velocidades de gigabits por segundo
5G NSA e 5G SA permitem velocidades de gigabits por segundo (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

2. Latência

O 5G SA permite latência mínima teórica de 1 milissegundo (ms). Por utilizar núcleo de rede dedicado, o desempenho do ping no 5G SA tende a ser melhor que no padrão 5G NSA, uma vez que os dados não precisam comutar entre diferentes infraestruturas.

No entanto, é importante destacar que a latência de 1ms é relativa à conexão do dispositivo (smartphone, por exemplo) até a antena da operadora. Outros fatores influenciam no ping de uma conexão, como a distância até o servidor de acesso.

3. Consumo de energia

O padrão 5G SA possui maior eficiência e gasta menos energia que o 5G NSA, de acordo com um estudo publicado pelo IEEE. No padrão 5G NSA, o smartphone precisa manter conexão com a torre tanto na tecnologia 4G como no 5G, enquanto no 5G SA dispensa a dupla comunicação.

4. Infraestrutura

O 5G SA exige núcleo de rede dedicado para a quinta geração, enquanto o 5G NSA permite utilizar a infraestrutura do 4G. Por esse motivo, o padrão 5G NSA permite implementações mais rápidas com um menor custo em comparação com o 5G Standalone.

5. Compatibilidade

Nem todo celular 5G é compatível com os dois padrões (SA e NSA). Você pode verificar o painel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que lista todos os smartphones homologados no Brasil com suporte a 5G SA e 5G NSA.

6. Política de oferta da operadora

O 5G NSA está disponível para todos os aparelhos compatíveis, independente do plano de internet contratado junto à operadora de telefonia. Já o 5G Standalone (SA) tem uma política de oferta diferenciada a depender da operadora. Funciona da seguinte forma*:

  • Claro: é necessário trocar o chip para um modelo 5G e utilizar um plano pós-pago específico para ter acesso ao 5G SA.
  • TIM: o 5G SA é exclusivo para clientes do pós-pago TIM Black ou TIM Black Família que contratarem o Pacote Turbo 5G. Não é preciso trocar de chip, exceto para usuários de iPhone que precisam de um SIM Card específico.
  • Vivo: clientes com qualquer plano (pós-pago, controle, pré-pago ou Vivo Easy) podem acessar o 5G SA, mas é necessário ter um chip 5G.

*Informações referentes a outubro de 2023

Prós e contras do 5G SA vs 5G NSA

O 5G SA é o padrão mais avançado de quinta geração: tem tecnologia URLLC, que permite melhor latência e maior confiabilidade da conexão; além disso, o padrão Standalone permite menor consumo de energia e suporta sub-redes para utilização industrial.

No entanto, o 5G SA exige núcleo de rede dedicado, o que pode dificultar a implementação e encarecer a construção da infraestrutura de rede.

Já o 5G NSA não exige núcleo de rede próprio, permitindo implementações mais rápidas e com menor custo para levar conexão de alta velocidade por rede móvel.

Além disso, trata-se do padrão com maior compatibilidade em smartphones e está disponível no Brasil para todos os usuários do 4G sem exigir mudanças de plano e chip.

Quais são as vantagens do 5G SA sobre o 5G NSA?

  • Menor consumo de energia
  • Menor latência (ping)
  • Maior confiabilidade de conexão
  • Slicing (criação de sub-redes para uso industrial)

Quais são as vantagens do 5G NSA sobre o 5G SA?

  • Menor custo e tempo para implementação da rede
  • Maior compatibilidade de aparelhos
  • Não exige troca de SIM Card (chip)
  • Maior velocidade devido a agregação do 4G

Qual é a diferença entre 5G SA, 5G NSA e 5G DSS?

Tanto o 5G SA como o 5G NSA se sobressaem ao 5G DSS, que utiliza frequências compartilhadas com tecnologias anteriores e permite menores velocidades de download em comparação com redes com espectro dedicado (5G puro). No entanto, o 5G DSS pode ser utilizado em frequências menores, como 700 MHz, que possuem maior penetração de sinal em comparação com o 5G tradicional.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Relacionados