Como ativar o 5G no celular Android? Veja tutorial para Samsung, Motorola e Xiaomi

Passo a passo mostra como ativar manualmente o 5G nas configurações de rede de smartphones Galaxy, Motorola e Xiaomi

Emerson Alecrim Ana Marques
Por e
Como ativar o 5G no celular Android? (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como ativar o 5G no celular Android? (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Celulares com 5G normalmente vêm de fábrica habilitados para conexões com a quinta geração de redes móveis. No entanto, há uma forma de ativar o 5G nas configurações de rede do smartphone Android manualmente, caso essa tipo de rede tenha sido desativado no seu aparelho.

O passo a passo para encontrar as configurações de 5G no Android pode variar de acordo com a fabricante do celular e a versão do sistema operacional.

A seguir, o Tecnoblog ensina como ativar o 5G em celulares Samsung, Motorola e Xiaomi.

Como ativar o 5G no celular Samsung

1. Acesse as “Configurações” do seu Galaxy e selecione “Conexões”

Arraste o topo da tela do celular Samsung para baixo até o botão “Configurações”, com o ícone de engrenagem, ser exibido. Nele, vá em “Conexões”.

Configurações / Conexões em celular Samsung Galaxy (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Toque na opção “Redes móveis” e, depois, em “Seleção de banda”

Se o seu celular tiver ao menos um SIM card inserido, a opção “Redes móveis” será exibida dentro de “Conexões”. Abra-a e vá em “Seleção de banda”.

Configuração de Redes móveis em celular Samsung Galaxy (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Escolha “5G/LTE/3G/2G” para ativar o 5G automático no celular Samsung

Em “Seleção de banda”, escolha a opção “5G/LTE/3G/2G (conexão automática)”, pois nos celulares Samsung Galaxy não existe uma opção válida exclusivamente para 5G. Alguns celulares Galaxy podem exibir essa opção como sendo “5G/LTE”.

Ativando 5G manualmente em celular Samsung Galaxy (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Com essa configuração, o smartphone Samsung Galaxy irá se conectar automaticamente ao 5G quando esse tipo de rede estiver disponível, e escolherá LTE (4G) ou uma rede inferior somente quando essas forem as únicas opções disponíveis.

Como ativar 5G no celular Motorola

1. Acesse o app “Configurar” no celular Motorola e selecione “Rede e internet”

Em seu celular Motorola, arraste o topo da tela para baixo até o botão de configurações, com ícone de engrenagem, ser mostrado. Abra-o e, na tela que surgir, vá em “Rede e internet”.

Configuração de rede e internet em celular Motorola (imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

2. Abra “Rede móvel” e “Tipo de rede preferida”

Em “Rede e internet”, Abra a opção “Rede móvel” e escolha o SIM card a ser configurado, caso você tenha mais de um. Na sequência vá em “Tipo de rede preferida”.

Configuração de SIM card em celular Motorola (imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

3. Selecione a opção ou “5G (recomendado)” para ativar o 5G no celular Motorola

Em “Tipo de rede preferencial”, escolha “5G (recomendado)” ou “5G”. Essa configuração fará o smartphone Motorola se conectar a uma rede 5G sempre que ela estiver disponível.

Escolha manual de 5G em celular Motorola (imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Como ativar o 5G no celular Xiaomi

1. Acesse “Configurações” no celular Xiaomi e abra “Cartões SIM e redes móveis”

Em seu smartphone Xiaomi, arraste o topo da tela para baixo até o botão de Configurações, com símbolo de porca de parafuso, aparecer. Abra-o e vá em “cartões SIM e redes móveis”.

Opção "Cartões SIM e redes móveis" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Selecione o SIM card (chip) a ser usado com 5G

Em “Cartões SIM e redes móveis”, você deve escolher o chip da linha móvel a ser ajustada para 5G. Essa configuração é feita individualmente para cada SIM card instalado no smartphone.

Escolha o chip da linha com 5G (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Vá em “Tipo de rede preferencial”

Nas configurações do SIM card escolhido, vá em “Tipo de rede preferencial”. Pode ser necessário rolar a tela para encontrá-la.

Abra a opção "Tipo de rede preferencial" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Escolha a opção “5G preferencial” para ativar o 5G no celular Xiaomi

Em “Tipo de rede preferencial”, escolha “5G preferencial” para finalizar a configuração. Com isso, o celular Xiaomi priorizará a conexão 5G sempre que essa rede estiver disponível.

Escolha "5G preferencial" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como saber se meu celular é compatível com 5G?

Você pode descobrir se o seu smartphone é compatível com 5G procurando pelas especificações do modelo no site do fabricante ou pelo nome do aparelho no site da Anatel.

Outra forma de descobrir se há compatibilidade com 5G é arrastando o topo da tela do smartphone para baixo para abrir a opção de configurações. No campo de busca dessa área, digite “SIM” e abra a opção de ajustes do SIM card. Nela, verifique se o 5G aparece em áreas como “Redes Móveis” ou “Tipo de rede preferencial”.

O Galaxy A54 é um dos vários celulares com 5G no Brasil (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
O Galaxy A54 é um dos vários celulares com 5G no Brasil (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Posso transformar celular 4G em 5G?

Não. Há requisitos para o 5G funcionar que não são atendidos por celulares baseados em 4G e tecnologias anteriores. Entre os impedimentos está a falta de suporte às faixas de frequência utilizadas nas redes de quinta geração.

Celular 5G funciona com chip 4G?

Sim. Porém, os SIM cards 4G geralmente funcionam na modalidade 5G Non-standalone (NSA). Para usar o 5G Standalone (SA), é preciso verificar a política de oferta da operadora.

No Brasil, em checagem feita em outubro de 2023, Vivo e Claro exigiam um chip 5G para a modalidade 5G SA. A TIM não exigia a troca do SIM card, mas oferecia o 5G SA somente a clientes dos planos pós-pagos TIM Black e TIM Black Família.

Por que a rede 5G não aparece no meu celular?

A ausência de 5G em um celular compatível pode ser causada por falha de cobertura da operadora, por desativação ou falta de crédito para dados móveis no aparelho, chip SIM defeituoso ou sem suporte à rede de quinta geração local, e configuração incorreta do aparelho.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados