Como ativar o 5G no celular Android? Veja tutorial para Samsung, Motorola e Xiaomi
Passo a passo mostra como ativar manualmente o 5G nas configurações de rede de smartphones Galaxy, Motorola e Xiaomi
Passo a passo mostra como ativar manualmente o 5G nas configurações de rede de smartphones Galaxy, Motorola e Xiaomi
Celulares com 5G normalmente vêm de fábrica habilitados para conexões com a quinta geração de redes móveis. No entanto, há uma forma de ativar o 5G nas configurações de rede do smartphone Android manualmente, caso essa tipo de rede tenha sido desativado no seu aparelho.
O passo a passo para encontrar as configurações de 5G no Android pode variar de acordo com a fabricante do celular e a versão do sistema operacional.
A seguir, o Tecnoblog ensina como ativar o 5G em celulares Samsung, Motorola e Xiaomi.
Arraste o topo da tela do celular Samsung para baixo até o botão “Configurações”, com o ícone de engrenagem, ser exibido. Nele, vá em “Conexões”.
Se o seu celular tiver ao menos um SIM card inserido, a opção “Redes móveis” será exibida dentro de “Conexões”. Abra-a e vá em “Seleção de banda”.
Em “Seleção de banda”, escolha a opção “5G/LTE/3G/2G (conexão automática)”, pois nos celulares Samsung Galaxy não existe uma opção válida exclusivamente para 5G. Alguns celulares Galaxy podem exibir essa opção como sendo “5G/LTE”.
Com essa configuração, o smartphone Samsung Galaxy irá se conectar automaticamente ao 5G quando esse tipo de rede estiver disponível, e escolherá LTE (4G) ou uma rede inferior somente quando essas forem as únicas opções disponíveis.
Em seu celular Motorola, arraste o topo da tela para baixo até o botão de configurações, com ícone de engrenagem, ser mostrado. Abra-o e, na tela que surgir, vá em “Rede e internet”.
Em “Rede e internet”, Abra a opção “Rede móvel” e escolha o SIM card a ser configurado, caso você tenha mais de um. Na sequência vá em “Tipo de rede preferida”.
Em “Tipo de rede preferencial”, escolha “5G (recomendado)” ou “5G”. Essa configuração fará o smartphone Motorola se conectar a uma rede 5G sempre que ela estiver disponível.
Em seu smartphone Xiaomi, arraste o topo da tela para baixo até o botão de Configurações, com símbolo de porca de parafuso, aparecer. Abra-o e vá em “cartões SIM e redes móveis”.
Em “Cartões SIM e redes móveis”, você deve escolher o chip da linha móvel a ser ajustada para 5G. Essa configuração é feita individualmente para cada SIM card instalado no smartphone.
Nas configurações do SIM card escolhido, vá em “Tipo de rede preferencial”. Pode ser necessário rolar a tela para encontrá-la.
Em “Tipo de rede preferencial”, escolha “5G preferencial” para finalizar a configuração. Com isso, o celular Xiaomi priorizará a conexão 5G sempre que essa rede estiver disponível.
Você pode descobrir se o seu smartphone é compatível com 5G procurando pelas especificações do modelo no site do fabricante ou pelo nome do aparelho no site da Anatel.
Outra forma de descobrir se há compatibilidade com 5G é arrastando o topo da tela do smartphone para baixo para abrir a opção de configurações. No campo de busca dessa área, digite “SIM” e abra a opção de ajustes do SIM card. Nela, verifique se o 5G aparece em áreas como “Redes Móveis” ou “Tipo de rede preferencial”.
Não. Há requisitos para o 5G funcionar que não são atendidos por celulares baseados em 4G e tecnologias anteriores. Entre os impedimentos está a falta de suporte às faixas de frequência utilizadas nas redes de quinta geração.
Sim. Porém, os SIM cards 4G geralmente funcionam na modalidade 5G Non-standalone (NSA). Para usar o 5G Standalone (SA), é preciso verificar a política de oferta da operadora.
No Brasil, em checagem feita em outubro de 2023, Vivo e Claro exigiam um chip 5G para a modalidade 5G SA. A TIM não exigia a troca do SIM card, mas oferecia o 5G SA somente a clientes dos planos pós-pagos TIM Black e TIM Black Família.
A ausência de 5G em um celular compatível pode ser causada por falha de cobertura da operadora, por desativação ou falta de crédito para dados móveis no aparelho, chip SIM defeituoso ou sem suporte à rede de quinta geração local, e configuração incorreta do aparelho.
Comentários da Comunidade