O Zenfone vai mesmo acabar? Veja as respostas nesta entrevista exclusiva

Gerente de produto fala sobre a atual estratégia da Asus. Henrique Costa explica que o Zenfone 10 chega ao mercado brasileiro até o fim do ano.

Thássius Veloso
Por
Diversos celulares lado a lado
Zenfone 10 foi apresentado em junho de 2023 (Imagem: Divulgação/Asus)

A empresa taiwanesa Asus se viu envolvida em polêmica depois que surgiram rumores sobre o fim da linha de celulares Zenfone. A empresa nega a informação e ainda explica que a geração mais recente, do Zenfone 10, desembarca no país nos próximos meses. Eu conversei com o gerente de produto da Asus no Brasil, Henrique Costa, nesta sexta-feira (1º). Muito tranquilo, o executivo disse que o Zenfone 11 também está confirmado e provavelmente será lançado em meados de 2024.

Tais informações podem apaziguar os ânimos dos fãs da marca. Hoje em dia, a Asus tem os seguintes focos no mercado brasileiro: notebooks, placas-mãe e smartphones. Confira todos os detalhes na entrevista exclusiva abaixo. Ela foi editada para fins de clareza e brevidade.

Thássius Veloso (Tecnoblog) – O Zenfone vai acabar?

Henrique Costa (Asus) – Não vai acabar. Você provavelmente acompanhou toda a saga desde que o Zenfone foi lançado, em 2014. Nós lançávamos até cinco modelos diferentes por ano. Depois ocorreu uma redução e agora praticamente lançamos uma geração anual. Já a linha ROG começou em 2018, inicialmente com uma equipe específica para desenvolver o produto gamer. Eram marcas distintas com times independentes. O ROG deu muito certo na Ásia e nos Estados Unidos, apesar de encontrar dificuldades por aqui por pesar demais para o bolso do brasileiro. Em meados deste ano, a gestão avaliou e decidiu fundir as duas equipes para que haja redução de custo e para que o desenvolvimento dos projetos fique mais leve. Foi uma correção de rumo que partiu da nossa sede em Taipei.

Desde a semana passada nós estamos tentando entender o que aconteceu. A quem interessa divulgar este tipo de rumor?

As movimentações de meados do ano chamaram a atenção do pessoal que acompanha as novidades da Asus. Eles fizeram um chute. Não sei dizer quem ganha com isso. Nós não somos tão grandes a ponto de incomodar Samsung e Motorola, por exemplo. (risos) Não acredito que qualquer um deles ganhe algo. Me parece ser falta de notícia! (risos) O pessoal tá publicando qualquer coisa para aparecer!

Quando chega o Zenfone 10?

Ele saiu no exterior e está em processo de homologação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Deve ser lançado até o fim do ano.

Várias pessoas observando dispositivo portátil
Console portátil ROG Ally custa cerca de R$ 7 mil no Brasil (Imagem: Divulgação/Asus)

De que forma a Asus balanceia os esforços entre Zenfone e ROG?

O ROG teve um sucesso tremendo por dar a chance de os gamers ganharem qualquer jogo. Você investe na ferramenta e conta com controles ultrassônicos, macros e desempenho. Isso foi absorvido rapidamente pelos nossos consumidores. É melhor do que qualquer produto que não foi feito para gaming, seja da Apple ou da Samsung. O Zenfone também tem uma boa taxa de lembrança entre os usuários que não são gamers.

Por que vocês reduziram o ritmo de lançamentos e o portfólio de modo geral?

Nós chegamos muito tarde ao mercado dos smartphones. Samsung, Motorola e outras marcas estavam bastante consolidadas. Chegar lá e conseguir um grande espaço custa muito caro. Os dispositivos mais baratos até vendem bastante, mas não são lucrativos. Você acaba perdendo dinheiro. A liderança da Asus optou por ficar com produtos high-end. O Zenfone é projetado para quem tem mais grana e busca o máximo desempenho. Se você comparar o Galaxy S21 ou Galaxy S22 com o Zenfone 8 ou Zenfone 9, vai perceber que nós cobramos menos para entregar desempenho equivalente ou superior.

O Zenfone 11 vai manter o formato compacto?

Não posso falar, infelizmente. (risos) A gente recebeu algumas informações, mas neste ponto ainda não posso falar.

Receba mais sobre Zenfone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados