Como desativar o WhatsApp temporariamente

Tutorial mostra formas de desativar o WhatsApp temporariamente para bloquear o mensageiro em um celular roubado ou perdido, ou apenas para deixar de receber mensagens por um tempo

Igor Shimabukuro Ana Marques
Por e

Você pode desativar uma conta do WhatsApp remotamente de forma temporária em caso de roubo/perda do celular, ou com o aparelho em mãos, apenas para evitar o recebimento de mensagens por um curto período.

Para bloquear um WhatsApp roubado ou perdido, basta enviar um e-mail para o suporte do mensageiro solicitando a desativação da conta.

Já ao forçar parada do aplicativo (no Android) ou ao inserir um servidor de proxy incompatível (iPhone), o recebimento de mensagens fica suspenso temporariamente.

Veja o passo a passo para desativar o WhatsApp com ou sem acesso ao mensageiro.

Como desativar o WhatsApp em caso de perda ou roubo

Envie um e-mail para support@whatsapp.com para desativar seu WhatsApp temporariamente caso o seu celular tenha sido roubado, furtado ou perdido. Essas são as informações que não podem faltar:

  • Assunto do e-mail: inserir o texto “Perdido/roubado: desative a minha conta”.
  • Corpo do e-mail: número completo do telefone associado à sua conta do WhatsApp (incluindo o código internacional e DDD).
Enviando um e-mail para o suporte do WhatsApp solicitando a desativação da conta
Enviando um e-mail para o suporte do WhatsApp solicitando a desativação da conta (Imagem: Reprodução/Outlook)

Como desativar o recebimento de mensagens no WhatsApp no Android

Para desativar temporariamente o WhatsApp no Android com o celular em mãos, basta forçar a parada do aplicativo, como mostra o passo a passo abaixo. Você não receberá mensagens até que abra o app novamente.

1. Toque e segure no ícone do WhatsApp

Toque e segure no ícone de atalho do WhatsApp em seu celular Android, e aperte no ícone “i” que surgir no pop-up aberto para acessar as informações do app.

Entrando nas informações de aplicativo do WhatsApp pelo Android
Entrando nas informações de aplicativo do WhatsApp pelo Android (Imagem: Reprodução/Android)

2. Toque em “Forçar a parada” para desativar o WhatsApp

Escolha a opção “Forçar parada” e confirme em “Ok”para deixar o WhatsApp offline temporariamente. Vale lembrar que abrir o mensageiro, a ação será desfeita e você receberá mensagens novamente.

Fazendo a parada do WhatsApp pelo Android
Fazendo a parada do WhatsApp pelo Android (Imagem: Reprodução/Android)

Como desativar o recebimento de mensagens no WhatsApp no iOS

Para desativar o WhatsApp temporariamente com o iPhone em mãos, você pode forçar a parada do app por meio do servidor proxy, nas configurações do mensageiro. Veja o passo a passo abaixo.

1. Abra o WhatsApp e entre no menu Configurações

Inicie o WhatsApp em seu iPhone e toque no ícone de engrenagem (no canto inferior direito da tela) para acessar as configurações do mensageiro.

Acessando as configurações do WhatsApp pelo iPhone
Acessando as configurações do WhatsApp pelo iPhone (Imagem: Reprodução/iOS e WhatsApp)

2. Vá em “armazenamentos e dados” e entre na seção de servidor proxy

Toque sobre a opção “Armazenamento e dados” dentro do menu de configurações do WhatsApp no iOS. Em seguida, vá em “Servidor proxy” definir um novo servidor.

Entrando na seção "Servidor proxy" nas configurações do WhatsApp
Entrando na seção “Servidor proxy” nas configurações do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Insira 1.1.1.1 no campo de servidor proxy

Entre na opção “Definir servidor proxy”, digite “1.1.1.1” (sem as aspas) no campo de texto e toque em “Salvar”. Depois, ative a chave “Usar servidor proxy” para forçar parada no iPhone e desativar o WhatsApp temporariamente. Desativar a chave fará com que o mensageiro volte ao normal.

Inserindo um servidor proxy incorreto para o WhatsApp
Inserindo um servidor proxy incorreto para o WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

O que acontece ao desativar o WhatsApp?

Desativar o serviço temporariamente por perda ou roubo é uma forma de proteger seu WhatsApp. Após o procedimento, ninguém poderá usar a sua conta para enviar ou receber mensagens.

Você ainda consegue remover a suspensão e voltar a usar o app em um prazo de até 30 dias, sem precisar excluir o WhatsApp e fazer uma nova conta.

Já o método de forçar parada para desativar o WhatsApp deixa o mensageiro offline temporariamente. Com a ação, o usuário vai parar de receber mensagens, mas poderá usar outras ferramentas com a internet normalmente.

As mensagens recebidas serão baixadas assim que a pessoa entrar no mensageiro ou desfizer a ação de interrupção.

Posso desativar apenas as notificações do WhatsApp?

Sim, ao entrar nas configurações do mensageiro e desabilitar as notificações e sons de novas mensagens. Silenciar o WhatsApp não impede o recebimento de mensagens, mas não haverá sons ou pop-ups de notificação para distrair o usuário.

Posso reativar a conta do WhatsApp bloqueada temporariamente?

Sim. Será preciso adquirir um novo chip com o mesmo número de telefone e configurar o WhatsApp em um novo aparelho, inserindo o código de seis dígitos que será informado via SMS ou chamada telefônica.

Importante reforçar que além de desativar temporariamente o WhatsApp, o usuário pode realizar outras medidas para proteger um celular roubado ou perdido, como o bloqueio do aparelho, a recuperação de dados, entre outras ações.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Temas populares