Como desativar o WhatsApp para bloquear a conta em caso de roubo ou perda

Desativar o WhatsApp em caso de roubo ou perda do aparelho é o primeiro passo para evitar que criminosos usem sua conta

Lucas Lima Victor Toledo
Por e
Celular com os ícones do WhatsApp convencional e Business
WhatsApp convencional e Business no mesmo celular (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Para desativar e bloquear sua conta de WhatsApp é necessário entrar em contato com a equipe de suporte do mensageiro pelo e-mail e solicitar o bloqueio. Além disso, é preciso apresentar detalhes sobre o seu caso e informar seu número em formato internacional. Saiba mais abaixo.

Tempo necessário: 5 minutos

A única forma de desativar a conta do WhatsApp sem o celular é pelo e-mail de suporte. A empresa afirma que não é possível desativar o WhatsApp por outro aparelho e orienta que o chip da operadora também seja bloqueado em caso de roubo.

  1. Escreva para support@whatsapp.com

    Pelo serviço de e-mail de sua escolha, escreva um novo e-mail para a equipe suporte do WhatsApp. Se você tem a autenticação em duas etapas ativada no WhatsApp, prefira usar o e-mail usado durante o processo de configuração do recurso.

  2. Preencha o assunto com “Perdido/roubado: desative a minha conta”

    No campo de assunto é importante mencionar a intenção do e-mail para que o suporte do WhatsApp saiba que se trata de uma solicitação emergencial de bloqueio de conta.

  3. Insira os detalhes no corpo do e-mail

    Agora escreva por que deseja desativar seu número no WhatsApp, se você teve o celular roubado ou perdeu o aparelho. Não esqueça de escrever o número do seu telefone no formato internacional (com o +55), por exemplo +55 11 91234-5678.exemplo de e-mail para pedir a desativação da conta do whatsapp

  4. Envie a mensagem

    Depois de enviar a mensagem, aguarde o contato do WhatsApp para confirmar as informações e dar continuidade ao atendimento.

O que acontece quando uma conta do WhatsApp é desativada?

Quando uma conta do WhatsApp é desativada, ela pode ser reativada dentro de 30 dias. Se o prazo acabar, a conta será excluída definitivamente e nenhum dado poderá ser recuperado. Antes disso, alguns recursos continuam funcionando:

  • Seus contatos podem ver seu perfil e iniciar conversas com você;
  • As mensagens que você receber ficam pendentes por 30 dias — caso reative a conta antes da exclusão, você receberá todas as mensagens pendentes.

Se você quer desativar a conta do WhatsApp em caso de roubo de celular, a empresa também recomenda que você faça o bloqueio do chip com a operadora. Dessa forma você evita que o criminoso use seu número em golpes ou reative o WhatsApp.

Com informações: WhatsApp.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados