Dall-E 3 será integrado ao ChatGPT e promete criar imagens melhores

OpenAI diz que nova versão de inteligência artificial entenderá melhor pedidos de usuários e poderá fazer ajustes nas imagens criadas

Giovanni Santa Rosa
Por
Xícara de café com ondas no líquido diante de uma janela, onde é possível ver uma tempestade
Uma das ilustrações apresentadas pela OpenAI (Imagem: Divulgação/OpenAI)

A OpenAI anunciou nesta quarta-feira (20) o Dall-E 3, nova versão do seu modelo de inteligência artificial para criação de imagens. Como era de se esperar, a promessa é de que as artes geradas terão uma qualidade superior. Outra novidade é que vai dar para usar a ferramenta diretamente do ChatGPT. A previsão é que ele chegue em outubro.

Entre as melhorias na qualidade das imagens, a OpenAI promete que o Dall-E 3 será capaz de fazer mãos e textos melhores, dois pontos fracos das ferramentas do tipo disponibilizadas até aqui. Também será possível pedir ajustes em uma imagem já criada.

A empresa diz que os resultados serão mais fiéis ao que os usuários solicitarem. Para ilustrar, ela mostrou um desenho de um simpático abacate cortado ao meio, sem caroço, no divã, dizendo se sentir vazio por dentro.

Desenho de abacate cortado ao meio, sem caroço, deitado no divã, dizendo que se sente vazio por dentro. Um terapeuta em formato de colhar faz anotações.
Desenhos complexos e com textos devem ficar melhores no Dall-E 3 (Imagem: Divulgação/OpenAI)

Dall-E 3 será integrado ao ChatGPT

O Dall-E 3 também será integrado ao ChatGPT. Assim, os usuários não precisarão de duas ferramentas diferentes para gerar textos e imagens — vai dar para pedir tudo diretamente ao chatbot.

A nova versão da inteligência artificial geradora de imagens deve chegar em outubro para assinantes do ChatGPT Plus, plano pago que custa US$ 20 mensais, e também para os usuários corporativos.

OpenAI coloca regras para evitar acusações de plágio

Outra mudança está nas proteções. O Dall-E 3 deve rejeitar pedidos para criar uma imagem ao estilo de um artista vivo — você deve conseguir solicitar um quadro do Michael Jordan no estilo do Van Gogh, mas não do Romero Britto, por exemplo.

Além disso, artistas poderão impedir que todas as suas obras ou algumas delas não sejam usadas para treinar modelos de inteligência artificial da OpenAI.

Essas novidades parecem vir para evitar problemas relacionados a direitos autorais, como acusações de plágio, que surgiram desde que ferramentas do tipo foram liberadas para o público.

A Stability AI, concorrente da OpenAI, foi processada pela Getty Images, por exemplo. As criações do Stable Diffusion muitas vezes vinham com marcas d’água do banco de imagens. Para a Getty, isso é um indício de violação de direitos autorais.

Com informações: OpenAI, Axios, TechCrunch

Receba mais sobre OpenAI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados