Sam Altman, ex-CEO da OpenAI, é contratado pela Microsoft

Ao lado de Greg Brockman, cofundador da OpenAI, o executivo será líder da nova equipe de pesquisa avançada de IA da big tech

Lupa Charleaux
Por
Sam Altman diante de logo da Microsoft
Movimentação não deve afetar a parceria entre a big tech e a empresa de IA (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Microsoft confirmou a contratação de Sam Altman, ex-CEO da empresa de inteligência artificial OpenAI. Conforme o CEO da Microsoft Satya Nadella, o executivo e o cofundador da companhia responsável pelo ChatGPT Greg Brockman serão líderes da equipe de pesquisa avançada de IA da big tech.

Altman foi demitido da OpenAI na última sexta-feira (17) após uma surpreendente decisão do conselho da empresa. O fim de semana foi marcado por negociações para trazê-lo de volta após pressão de investidores. Contudo, Nadella anunciou a contratação do executivo pela Microsoft em uma publicação no X (antigo Twitter) nesta segunda-feira (20).

Mensagem de Satya Nadella, CEO da Microsoft, no X confirma a contratação de Sam Altman e Greg Brockman e reforça parceria com a OpenAI
Mensagem de Satya Nadella, CEO da Microsoft, confirma a contratação de Sam Altman e Greg Brockman e reforça parceria com a OpenAI (Imagem: Reprodução/X)

Uma equipe de ex-colaboradores da OpenAI

“Estamos extremamente entusiasmados em compartilhar a notícia de que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com colegas, se juntarão à Microsoft. Esperamos agir rapidamente para fornecer a eles os recursos necessários para o sucesso”, disse Nadella no X.

Altman confirmou a informação ao republicar a mensagem do CEO da Microsoft e citar que a “missão continua”. Brockman também usou a rede social para anunciar a equipe que trabalhará com a dupla de contratados da big tech. A princípio, grande parte dos nomes é de ex-colaboradores da OpenAI.

O diretor de pesquisa Jakub Pachochki, o cientista pesquisador Szymon Sidor e chefe de preparação Aleksander Madry terão cargos de liderança na equipe. Supostamente, mais ex-funcionários da empresa de IA devem se juntar ao time no futuro.

“Aprendemos muito ao longo dos anos sobre dar espaço para fundadores e inovadores construírem identidades e culturas independentes na Microsoft, incluindo o GitHub, o Mojang Studios e o LinkedIn. Estou ansioso para que você faça o mesmo”, respondeu Nadella ao post de Altman no X.

Sam Altman e Satya Nadella
Sam Altman e Satya Nadella (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Os planos de IA da Microsoft

A contratação dos cofundadores da OpenAI ocorre uma semana após a Microsoft anunciar o desenvolvimento do próprio chip de IA personalizado. A plataforma será usada para treinar grandes modelos de linguagem e, dessa maneira, reduzir a dependência da Nvidia.

Do outro lado, Altman teria lançado uma startup separada da empresa de IA para produzir chips de IA. O projeto com o codinome de Tigris atraiu a atenção de grandes investidores e da própria Microsoft, mas isso gerou um “mal-estar” dentro da OpenAI.

Vale citar que a Gigante de Redmond ainda tem um investimento de cerca de US$ 10 bilhões na criadora do ChatGPT. Ademais, a big tech é parceira exclusiva de serviços na nuvem da companhia de IA.

“Continuamos comprometidos com nossa parceria com a OpenAI e temos confiança em nosso roteiro de produtos, em nossa capacidade de continuar a inovar com tudo o que anunciamos no Microsoft Ignite e em continuar a apoiar nossos clientes e parceiros”, disse Nadella.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados