RS: Ferramenta com IA tenta reunir tutores e animais resgatados

Mais de 3 mil tutores já preencheram informações sobre os pets. No entanto, banco de dados conta com detalhes de apenas 1,4 mil animais resgatados.

Thássius Veloso
Por
Mapa
Localidades onde os tutores cadastraram informações sobre seus pets (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Os milhares de bichos de estimação que se perderam dos tutores no Rio Grande do Sul têm uma nova esperança de serem encontrados com o lançamento de um projeto que reúne pets e responsáveis. A iniciativa partiu de um casal de Canoas e pode ser acessada imediatamente por meio desta página.

A ferramenta possui quase 3 mil tutores cadastrados, mas somente 1,4 mil animais. Seus criadores iniciaram uma campanha na internet para que as pessoas em abrigos gaúchos possam incluir informações sobre os bichos resgatados nos últimos dias.

Print do formulário
Cadastro de animais desaparecidos no Rio Grande do Sul (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O formulário destinado aos tutores pergunta nome do pet, sexo, cor, porte e ainda solicita imagens do animal desaparecido. Já os responsáveis por abrigos devem enviar os dados sobre os bichos que estão aguardando nestas localidades pelo email gustavo.furtado@a-players.io ou no WhatsApp pelo número (51) 99205-5082.

Cães, gatos, pássaros e coelhos são aceitos na ferramenta, entre outros animais.

De acordo com Gustavo Furtado, o projeto utiliza inteligência artificial e visão computacional para comparar as informações fornecidas pelos tutores com as dos animais nos abrigos. São mais de 45 instalações assim em todo o estado.

Por enquanto, somente um match foi realizado por meio da ferramenta.

Relacionados

Autor(a)

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da CBN, palestrante e apresentador. Já colaborou com diversos veículos, entre eles TV Globo, GloboNews e O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.