Como usar o Reddit [Guia para Iniciantes]

Confira dicas de como usar o Reddit, e domine a rede social curada pelos usuários, com comunidades sobre diversos assuntos

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 11 meses
App do Reddit no iPhone (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)
App do Reddit no iPhone (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)

O Reddit é uma rede social de conteúdos curados pelos próprios usuários, que se organizam em comunidades de forma similar aos antigos BBS. Com ele, você pode interagir com pessoas sobre qualquer assunto, trocar experiências e participar de discussões. Confira nossas dicas e aprenda como usar o Reddit da melhor maneira.

O que é Reddit?

O Reddit é uma rede social que funciona como um agregador de notícias e postagens, de forma similar a um fórum. A organização é feita através de comunidades, que no serviço são chamadas de “subreddits” ou “subredditorias”, para manter o paralelo do nome com a palavra editoria.

O Reddit é mantido exclusivamente por conteúdo gerado pelos usuários, em que as subrreditorias se organizam por temas e contam com regras próprias para postagens e respostas. Cada postagem pode ser votada pelos outros participantes, e possuem espaço para discussões.

De certa forma, o Reddit é uma versão moderna do Bulletin Board System, ou BBS, sistema anterior à internet de listas de discussão online. As interações possíveis são similares, desde ler notícias e conversar, a baixar e enviar arquivos e iniciar discussões em grupo.

Interface moderna do Reddit no desktop (Imagem: Reprodução/Reddit)
Interface moderna do Reddit no desktop (Imagem: Reprodução/Reddit)

Por onde posso acessar?

O Reddit está disponível no site oficial reddit.com e pelos apps dedicados, para iPhone (apps.apple.com) e Android (play.google.com). Como toda rede social, é preciso ter no mínimo 13 anos para acessá-la e criar uma conta, se quiser interagir com outros usuários. Muitas subredditorias são abertas para leitura, enquanto outras não.

É preciso levar em conta que por ser uma rede na qual o conteúdo é mantido e curado pelos próprios usuários, há subrredditorias sobre qualquer tipo de assunto, inclusive com conteúdos voltados para adultos e é importante que os pais monitorem quais seus filhos acessam, de modo a impedir que eles leiam e vejam o que não devem.

Algumas das subrredittorias foram motivos de polêmica, desde a r/DonaldTrump, de apoiadores do ex-presidente dos EUA que foi banida, à r/WallStreetBets, que ganhou notoriedade após os rolos envolvendo Wall Street e as ações da GameStop.

1. Ative a autenticação em duas etapas

Tela de ativação da autenticação em duas etapas do Reddit (Imagem: Reprodução/Reddit)
Tela de ativação da autenticação em duas etapas do Reddit (Imagem: Reprodução/Reddit)

Você acabou de criar uma conta? Antes de aprender como usar o Reddit, ative a autenticação em duas etapas. O recurso de segurança é uma camada a mais de proteção, e considerando que o site é alvo de ataques rotineiros, é altamente recomendado fazê-lo.

  1. Acesse reddit.com e clique no seu nome, no canto superior direito da tela;
  2. Clique em “User Settings”, “Safety & Privacy”;
  3. Em “Advanced Security”, clique na seta ao lado de “Use two-factor Authentication”;
  4. Em “Two-factor authentication”, clique em “click to enable”;
  5. Siga as orientações para habilitar o 2FA, de preferência por um app como Authy ou Google Authenticator (evite SMS).

E pronto.

2. Há uma subrreditoria para qualquer assunto que você imaginar

Reddit (Imagem: Scott Beale / Laughing Squid)
Reddit (Imagem: Scott Beale / Laughing Squid)

Acredite, qualquer assunto que você pensar, há uma subrreditoria para isso. A página inicial sugere os temas padrão, junto às comunidades em que você se inscrever, mas você pode usar a ferramenta de busca e vasculhar a plataforma atrás de um tema específico.

Eventualmente, você irá encontrar uma comunidade dedicada a ele, e isso é um dos requisitos básicos sobre como usar o Reddit da melhor maneira: não há tema que não se encontre na rede. Uma dos tópicos mais interessantes é o r/IAmA (Ask Me Anything, ou Pergunte-me Qualquer Coisa), que reúne entrevistas e conversas com pessoas comuns, profissionais e personalidades das mais diferentes áreas.

3. Sempre leia as regras de cada subrredditoria

Exemplo de regras de subrreditoria, no caso, da r/Retropie (Imagem: Reprodução/Reddit)
Exemplo de regras de subrreditoria, no caso, da r/Retropie (Imagem: Reprodução/Reddit)

O Reddit possui regras gerais sobre quais conteúdos são permitidos, mas os moderadores das subrreditorias são livres para definir as suas próprias em suas comunidades, desde que estas e as do serviço não entrem em conflito.

Como as subrredditorias variam muito em temas e faixas etárias, é importante sempre ler as regras de cada uma em que você se inscrever, para não passar dos limites sem saber. Elas são fixadas à direita na tela, e são de fácil acesso.

4. Use atalhos

Atalhos agilizam bastante o acesso no desktop (Imagem: Reprodução/Warner Bros.)
Atalhos agilizam bastante o acesso no desktop (Imagem: Reprodução/Warner Bros.)

No desktop, o endereço de acesso de qualquer subrreditoria segue o formato “reddit.com/r/nome_da_subrreditoria”. O que pouca gente sabe, no entanto, é que é possível acessar qualquer comunidade com um endereço resumido.

Para isso, digite no navegador “nome_da_subrreditoria.reddit.com” (sem aspas) e tecle “Enter”, e você será direcionado normalmente. Este método é útil para testar se uma subrreditoria específica existe, sem ter que usar a ferramenta de busca da rede social.

5. Crie um post com foto, vídeo, texto e links

Interface de criação de post (Imagem: Reprodução/Reddit)

Uma postagem do Reddit suporta texto, vídeos, fotos e links, de forma similar a postagens em fóruns. A ferramenta fica no topo da página da subrreditoria e oferece quatro tipos de postagem:

  1. Post: Texto com imagens, vídeo e links;
  2. Images & Video: Postagem apenas com imagens ou vídeos;
  3. Link: Postagem apenas com um link, que pode ser de vídeos em sites externos, como YouTube;
  4. Poll: Postagem com uma enquete.

É possível marcar a postagem com tags, como Spoiler ou NSFW, que ocultarão os conteúdos a menos que o usuário clique neles (isso pode ser configurado nas preferências).

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Reddit na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados