Crise no Reddit atrapalhou Google e privilegiou redes sociais rivais

Áudio de diretor de Google revela que usuários se frustraram ao fazer suas buscas adicionando o verbete “Reddit”, já que não recebiam os resultados esperados

Felipe Freitas
Por
Logotipo do Google
Google (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Um áudio vazado, de autoria de Prabhakar Raghavan, vice-presidente de pesquisa do Google, revelou que o apagão dos fóruns no Reddit afetaram os resultados do buscador da empresa. Como muitas pessoas adicionam o nome da plataforma para chegar a um resultado mais preciso, a “suspensão” de subreddits também levou a um “apagão” nas buscas do Google.

No dia 12 de junho, moderadores de mais de 7 mil comunidades do Reddit arquivaram os “subs” como forma de protesto contra o aumento dos valores das APIs. Porém, ao arquivar um fórum, o seu conteúdo fica inacessível, como se fosse colocado em um cofre e escondido. Logo, nem mesmo o Google pode encontrá-lo.

Por exemplo, um usuário pode o seguinte comando em uma busca “glitch Yngol Barrow Skyrim Reddit”, visando que o Google retorne algum tópico no Reddit que mostre como resolver um problema no jogo The Elder Scrolls: Skyrim. Porém, se o fórum dedicado ao jogo estiver arquivado, o usuário não receberá um resultado do r/Skyrim. E os protestos alternativos também não melhoram a situação.

Problemas para o Reddit, vantagem para a concorrência

Usuários no Reddit estão protestando contra novos preços da API de modo que afeta o alcance da plataforma nas buscas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Usuários no Reddit estão protestando contra novos preços da API de modo que afeta o alcance da plataforma nas buscas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Se os protestos prejudicam a visibilidade do Reddit (e a precisão do Google), as redes sociais concorrentes celebram a “treta” e a nova ferramenta Perspectivas do buscador. Lançado na semana passada, o Perspectivas (tradução direta) entregará conteúdos “úteis” criados por humanos.

A ferramenta pode reduzir o alcance do Reddit nas buscas, já que muitos subs ainda estão protestando contra as mudanças no API. Já que não se pode bater panela na plataforma, os usuários estão irritando a chefia da rede social com publicação sem relação com seu tema. Por exemplo, vários fóruns estão apenas publicando fotos do John Oliver. No r/iPhone, só existem fotos do Tim Cook.

Por isso, os concorrentes como TikTok e publicações em textos em sites podem se sobressair no Perspectivas. Essa ferramenta pode atender o público que quer respostas rápidas e diretas que poderiam ser encontradas no Reddit — certeza que há um vídeo no TikTok explicando como vencer o Nameless King in Dark Souls 3.

Com informações: Gizmodo

Receba mais sobre Reddit na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados