Aviso de enchente do Google impactou 4,4 milhões de pessoas no Brasil

Ferramenta funciona com apoio do Serviço Geológico do Brasil. De acordo com a empresa, os avisos foram enviados 58 vezes para populações ribeirinhas.

Thássius Veloso
Por
Avisto de enchente nas notificações do Android (Imagem: Divulgação/Google)

Direto de São Paulo – O Google revelou que o aviso de enchentes nativo do Android impactou mais de 4,4 milhões de pessoas em áreas afetadas por possíveis inundações. O sistema disparou 58 alertas entre novembro e abril, segundo relatório divulgado pela empresa nesta terça-feira (27) durante o evento Google for Brasil 2023.

A tecnologia existe desde novembro de 2022 e, a partir de agora, irá contemplar um total de 80 localidades. A ideia da empresa é auxiliar as populações ribeirinhas.

De acordo com o gigante da internet, os potenciais afetados conseguem se organizar até sete dias antes da enchente em si. Além disso, a ferramenta em parceria com o Serviço Geológico do Brasil também faz disparos sobre o nível das águas dos rios e sobre as previsões de cheias.

Alerta do Google para enchentes está disponível no Android (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Alerta do Google para enchentes está disponível no Android (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Como funciona o alerta de enchente

O diretor de parcerias para a América Latina, Newton Neto, me explicou que o modelo meteorológico do Google leva em consideração imagens de satélite com a topografia do lugar, dados capturados por sensores e informações históricas sobre a região.

Entra em cena a inteligência artificial para determinar a previsão do tempo e o provável caminho que a água fará. As pessoas neste perímetro são avisadas pelo Android. Além disso, a empresa aciona representantes da Defesa Civil.

Neto reconhece a importância do trabalho dos agentes locais, uma vez que nem todas as regiões têm cobertura de internet e nem todos os ribeirinhos possuem um smartphone.

Aviso de enchente também aparece nos resultados de busca do (Imagem: Divulgação/Google)
Google vai emitir alertas de inundação pelo buscador (Imagem: Reprodução)

Projeto piloto no Rio de Janeiro

O aviso de enchentes atual funciona principalmente em áreas verdes. Neste Google for Brazil, a companhia anunciou parcerias e o início de um projeto piloto na cidade do Rio de Janeiro. A primeira fase prevê mapear a cidade e capturar dados de sensores.

A partir daí, a ideia do Google é desenvolver um novo algoritmo preditivo de enchentes que funcione bem em ambientes urbanos. Neto me contou que a dinâmica é completamente da abordagem na região Amazônica, por exemplo.

No Google for Brasil também foram anunciadas novidades como a Visualização Imersiva em cidades brasileiras e o pagamento com QR Code na carteira virtual nativa do Android.

Thássius Veloso viajou para São Paulo a convite do Google

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Na mídia, também atua como comentarista da GloboNews e da CBN, além de ser palestrante, mediador e apresentador de eventos. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na revista Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados