Reddit em apuros: boicote contra cobrança por API chega a tirar site do ar

Mudanças no acesso a recursos da plataforma podem inviabilizar aplicativos independentes, os preferidos de muitos usuários

Giovanni Santa Rosa
Por
Ícone do Reddit no celular (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)
Ícone do Reddit no celular (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

Os planos do Reddit para cobrar pelo acesso às APIs levaram muitas comunidades da plataforma a protestar: milhares de subreddits estão fechados e ocultos, acessíveis apenas para membros. A rede social chegou a ter problemas técnicos por causa da manifestação.

Na manhã de segunda-feira (12), o Reddit teve problemas de estabilidade. Segundo a página de status da plataforma, houve uma grande interrupção nos sites para desktop e dispositivos móveis, e também nos aplicativos oficiais.

Ao Verge, um porta-voz da empresa colocou a culpa na manifestação. “Um número relevante de subreddits mudando para o modo privado causou alguns problemas de estabilidade, que eram esperados”, declarou Tim Rathschmidt.

Cobrança desagrada usuários do Reddit

A mudança nas políticas do Reddit para APIs foi anunciada em abril de 2023. A plataforma passará a cobrar pelo acesso à interface de programação.

Segundo o CEO Steve Huffman, a medida é uma forma de proteger a plataforma de empresas de inteligência artificial. Elas usam o conteúdo dos fóruns para treinar seus modelos e não devolvem nada disso à comunidade, acusa o executivo.

Na prática, porém, isso inviabilizou o funcionamento de vários apps independentes usados para acessar o Reddit, como o Apollo. Christian Selig, seu desenvolvedor, estima que teria que gastar US$ 20 milhões para manter seu produto funcionando.

Esses aplicativos tinham um público fiel, já que a ferramenta oficial desagrada muitos usuários, por não ter os mesmo recursos do site.

Subreddits ficam privados em protesto

Para marcar sua oposição às novas medidas, vários subreddits — como são chamadas as comunidades temáticas dentro do Reddit — deixaram de ser públicos e ficaram privados.

Cerca de 7 mil subreddits estão fechados, segundo o Verge. Assim, eles ficam acessíveis apenas para membros.

Isso é especialmente prejudicial para o Reddit. Uma fonte de tráfego relevante para a rede social é o Google. Inclusive, uma forma de descobrir relatos reais de usuários ou discussões interessantes é adicionar “reddit” a uma busca. Com os subreddits fechados, a rede social não pode aproveitar essa vantagem, e acaba tendo uma fonte de receita a menos.

Vários fóruns disseram que ficarão privados até 14 de junho, o que totalizaria 48h. Mesmo assim, a situação é incerta: alguns prometem se manter fechados até o Reddit rever a cobrança da API. As mudanças começam a valer em 30 de junho.

Com informações: The Verge, Reuters

Receba mais sobre API na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados