O que é o Reddit?

Entenda o que é o Reddit, uma rede social colaborativa que agrega notícias e postagens, similar a um fórum ou ao antigo BBS

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Página principal do Reddit em navegador para desktop (Imagem: Reprodução/Reddit)
Página principal do Reddit em navegador para desktop (Imagem: Reprodução/Reddit)

O Reddit é uma rede social e agregador de notícias bastante popular, que conta com conteúdo gerado, curado e compartilhado pelos próprios usuários. A plataforma é organizada quase como um fórum, ou as listas de discussões do clássico BBS. Acompanhe o texto, entenda o que é o Reddit e como usá-lo.

O que é o Reddit?

O Reddit é fundamentalmente um agregador de postagens, com recursos de rede social. Criado em 2005, ele possui elementos em comum com o antigo Orkut, mas sua proposta o aproxima mais de um fórum. Em essência, ele é uma versão moderna do Bulletin Board System, ou BBS, um sistema anterior à internet pública, que reunia usuários em listas de discussão online, sobre um tema específico.

O nome “Reddit” é uma corruptela da expressão em inglês “read it” (leia isto), e possui a mesma pronúncia. A rede é organizada por assuntos, que são chamados de “subreddits”, ou “subredditorias”. O termo é usado para traçar um paralelo com a palavra editoria, como é chamada uma seção temática de um jornal, revista, site ou blog, que fica à cargo de um editor responsável.

O conteúdo do Reddit é compartilhado pelos próprios usuários, que pode ou não ser originais dos próprios autores (fotos, vídeos, textos, etc.), links para notícias e artigos, vídeos compartilhados em outros sites e etc. Cada postagem fica sempre dentro do assunto principal de uma redditoria. As regras de cada grupo são definidas e aplicadas pelos moderadores, que devem estar de acordo com os Termos de Serviço da própria rede social.

Como posso acessar o Reddit?

O Reddit está disponível no site oficial, mas também pode ser acessado pelo apps oficiais, disponíveis para iPhone (App Store) e Android (Play Store).

Como toda rede social, o usuário precisa ter 13 anos ou mais para criar uma conta, embora algumas subrreditorias possam ser acessadas sem login, em modo de leitura (sem permitir postagem).

Reddit no celular (Imagem: Eric Mclean/Unsplash)
Reddit no celular (Imagem: Eric Mclean/Unsplash)

Que assuntos podem ser encontrados no Reddit?

Praticamente qualquer coisa. MESMO.

Por ser uma rede social mantida exclusivamente com conteúdos criados pelos usuários, e originalmente ser uma plataforma bem mais permissiva — o que rendeu dores de cabeça no passado à plataforma —, o Reddit permite que seus membros organizem e administrem subrreditorias sobre quase quaisquer temas que possam vir a imaginar. Conta, inclusive, com muito conteúdo adulto, que varia desde o erótico a temas bem mais pesados.

Tais comunidades são estritamente organizadas e permitem a entrada apenas de maiores, e por padrão, não oferecem modo de leitura sem login, de modo que menores de idade não possam acessar suas postagens. Ao mesmo tempo, o Reddit possui fortes filtros e controle dos pais, para garantir que a molecada não ande acessando o que não deve.

Mesmo assim, o Reddit teve problemas com algumas subrreditorias problemáticas. Um dos casos mais emblemáticos envolveu o grupo r/jailbait, centrado em publicar fotos de garotas menores de idade em poses sugestivas, que chegou a ser nomeada “a melhor subrreditoria do site”, antes de ser fechada após a polêmica vir a público.

Outras subrreditorias que causaram problemas ao Reddit, que foram eventualmente banidas, incluem a r/Creepshots, cujo tema eram fotos de mulheres em poses sugestivas tiradas com ou sem consentimento e a r/DonaldTrump, de apoiadores do ex-presidente dos EUA.

Mais recentemente, a subrreditoria r/WallStreetBets causou um grande rebuliço no mercado financeiro, após seus membros coordenarem um ato de compras de ações da GameStop, elevando artificialmente o seu valor. O caso vem sendo investigado pela justiça norte-americana.

Ícone do Reddit no celular (Imagem: Shutterstock)
Ícone do Reddit no celular (Imagem: Shutterstock)

Quais são as melhores subrreditorias?

Entre as milhares de subrreditorias do Reddit, algumas se destacam devido à qualidade de seu conteúdo, ou ao nível de interação provido a seus membros.

Convém citar as seguintes:

  • r/IAmA: A subrreditoria Ask Me Anything é uma das mais populares, mesmo entre quem não usa o Reddit. Seu tema são postagens criadas como entrevistas, onde o autor original abre um chat para responder perguntas dos demais usuários. Por lá passaram gente como Bill Gates, que é figurinha carimbada, Barack Obama (enquanto ainda era presidente dos EUA), Elon Musk, cientistas da NASA, o guru Steve Wozniak, e muitos outros;
  • r/dataisbeautiful: Uma curiosa subrreditoria dedicada à visualização de dados em gráficos, mapas e etc, na qual os dados são agradáveis de ver mesmo para um leigo ou que são de fácil compreensão;
  • r/TodayILearned: Esta é excelente para os curiosos. Ela reúne tópicos de curiosidades diversas, sobre os mais diversos campos e categorias, sempre com informações interessantes sobre um assunto inusitado, com o intuito de que você sempre aprenda coisas novas todos os dias;
  • r/explainlikeimfive: Esta reúne dúvidas diversas, algumas bem complicadas, publicadas por seus membros. Outros membros devem respondê-las sempre de uma maneira clara, que até uma criança poderá entender.
  • r/DIY e r/lifehacks: Duas subrreditorias com temas parecidos, que trazem dicas para usuários criarem itens dos mais diversos em casa. A segunda se foca mais em usos inusitados para ferramentas domésticas.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Reddit na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados