Reddit quer forçar reabertura de comunidades que continuam protestando
Administradores da plataforma cobram planos para sair de modo privado e ameaçam punir moderadores por violação ao código de conduta
Administradores da plataforma cobram planos para sair de modo privado e ameaçam punir moderadores por violação ao código de conduta
Já faz duas semanas que comunidades do Reddit estão em fechadas, em protesto contra cobranças pelo uso da API da plataforma. A empresa, como você pode imaginar, não está gostando nem um pouco disso. Ela enviou mensagens a moderadores e cobrou planos para reabertura, dizendo que os subreddits não podem continuar em modo privado.
As mensagens foram enviadas por usuários administradores, que são funcionários da empresa, aos moderadores dos subreddits que continuam fechados.
Nelas, o Reddit é vago, mas estipula um prazo por volta de quinta-feira (29) para uma resposta sobre qual é o planejamento para reabertura.
“Tudo bem querer esperar um pouco para considerar planos futuros de moderação, mas isso deve ser feito em uma configuração ‘restrita’, no mínimo”, diz uma das mensagens obtidas pelo Verge. “Esta comunidade não ficará em modo privado além do cronograma que permitimos para confirmação dos planos.”
Em outra conversa, a mesma conta de administrador do Reddit diz que manter as comunidades em modo privado será considerado uma violação da regra 4 do código de conduta da moderação, que exige que os moderadores estejam ativos e engajados. Caso isso aconteça, a empresa iria tomar as medidas necessárias.
Desde então, alguns moderadores reabriram seus subreddits, mas os colocaram em modos de arquivo. Assim, novos posts são automaticamente removidos.
No modo restrito, só usuários aprovados podem postar, mas o subreddit fica visível para todos.
Esse é um ponto importante: várias pessoas visitam comunidades apenas para obter informações. Limitar a visibilidade afeta diretamente o tráfego do Reddit e as receitas de publicidade.
Até mesmo o Google parece ter sofrido o impacto do protesto. Em um áudio vazado, Prabhakar Raghavan, vice-presidente de pesquisa da empresa, diz que os usuários do buscador não estavam felizes com o protesto.
Acrescentar “reddit” à busca virou um truque comum para driblar textos rasos e genéricos. Assim, o usuário cai direto nas respostas que pessoas reais postam nos subreddits. Com as comunidades fechadas, isso deixa de funcionar.
Os protestos começaram no dia 12 de junho, quando cerca de 7 mil subreddits foram colocados em modo privado por seus moderadores. De lá para cá, muitas comunidades reabriram, enquanto outras aderiram a manifestações de maneira criativa.
O motivo é a cobrança pela API da rede. Segundo a empresa, esta é uma forma de se proteger contra o treinamento de inteligências artificiais usando dados da plataforma. No entanto, a nova política inviabilizou vários apps de terceiros, que eram os preferidos dos usuários.
Com informações: The Verge