Twitter limita contas por spam, mas usuários dizem não ter feito nada de errado

Contas receberam notificação por quebrar regras contra spam e estão impedidas de seguir páginas e curtir ou retweetar publicações

Giovanni Santa Rosa
Por
Twitter
Twitter (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Várias contas do Twitter receberam, nesta terça-feira (27), uma notificação sobre violação de políticas contra spam. Segundo a mensagem, a punição seria ficar impedido de curtir ou retweetar tweets por três dias, bem como seguir outras pessoas. Os usuários alegam não ter feito desrespeitado nenhuma norma ou desviado de seu comportamento habitual na rede.

Muitas das contas que receberam o aviso não tiveram nenhuma limitação real — os recursos de curtir, retweetar e seguir continuam funcionando normalmente, apesar da notificação.

Algumas, porém, estão sendo impedidas de fazer isso. Ao tentar, aparece um aviso de que a “solicitação parece ser automatizada” e que a ação não pode ser concluída. Outras dizem que os RTs e likes somem após algum tempo.

Os usuários afetados dizem não ter feito nada errado, nem ao menos diferente do uso habitual de suas contas.

As políticas contra spam do Twitter proíbem registrar contas em massa, usar automação para criá-las, inflar artificialmente seguidores ou engajamentos e usar indevidamente funções da rede para prejudicar a experiência de outras pessoas.

Por enquanto, o Twitter não se pronunciou sobre o assunto, nem em sua conta oficial, nem em suas páginas de suporte e segurança. A rede social desativou seu e-mail de comunicação com a imprensa, então não é possível solicitar mais informações.

Twitter teve problemas técnicos nos últimos meses

Ao que tudo indica, as notificações foram um bug. Esse não é o primeiro caso de problemas do tipo na plataforma nos últimos meses.

Em abril, usuários notaram que tweets destinados à Roda estavam aparecendo para outros usuários e até sendo recomendados na aba “Para Você”. A Roda uma lista restrita de amigos, parecida com o Close Friends do Instagram. A causa do incidente foi um problema de segurança.

Outras pessoas reclamaram que, mesmo bloqueando ou silenciando uma conta, os tweets dela continuavam aparecendo nas recomendações.

Antes disso, as notificações para curtidas, retweets e respostas passaram a apresentar falhas, e alguns usuários simplesmente pararam de recebê-las.

Relacionados