Como ter uma conta verificada no Twitter

O cobiçado selo azul do Twitter mostra que uma conta é verificada e garante confiabilidade. Saiba como solicitar a verificação do seu perfil

André Leonardo
Por

O Twitter tem um processo de verificação que após atestar a autenticidade de um perfil, exibe um selo azul ao lado do nome do usuário. Embora o selo costume ser oferecido a pessoas com muitos seguidores, qualquer usuário que siga as diretrizes pode solicitar a verificação de conta na rede. Confira o passo a passo e entenda como ter uma conta verificada no Twitter.

celular - Como ter uma conta verificada no Twitter
Como ter uma conta verificada no Twitter (Imagem: Jeremy Bezanger / Unsplash)

O processo para ter uma conta verificada no Twitter estava disponível até 2017, quando passou por uma pausa para reformulação dos critérios e retornou em 2021 com exigências um pouco mais claras e disponível para qualquer usuário.

Como solicitar a verificação de conta

Tempo necessário: 2 minutos.

O método para solicitar a verificação de conta é simples:

  1. Acesse as configurações do seu perfil no Twitter

    Abra o aplicativo no Android ou iOS, esteja com sua conta logada e toque na sua foto de perfil e acesse o menu de configurações.imagem tutorial conta verificada twitter

  2. Selecione as opções sobre privacidade da sua conta

    Ao entrar no perfil, toque no campo “Configurações e privacidade”. Depois, toque na opção “Sua conta”, em seguida marque “Informações da Conta” e finalmente em “Solicitação de verificação”.imagem tutorial conta verificada twitter 002

  3. Preencha o formulário de solicitação

    Na parte inferior, toque no botão “Inscreva-se agora”. Depois, toque em “Iniciar Solicitação”. Preencha o questionário, marcando os pontos em que seu perfil se enquadra. Envie o questionário e aguarde a resposta do Twitter, que pode demorar até 14 dias.imagem tutorial conta verificada twitter 003

O que você precisa para solicitar a verificação

  • Uma conta pública ativa com informações completas como: foto de perfil, e-mail e número de telefone confirmados;
  • A conta precisa ter registrado atividades nos últimos seis meses;
  • Sua conta não pode ter sido bloqueada por 12 horas ou 7 dias por violar as regras do Twitter nos últimos 12 meses.

Quem pode ter conta verificada no Twitter

Após o retorno do processo de verificação de contas do Twitter em 2021, a rede social definiu seis categorias de contas notáveis que podem receber o selo de verificado. São elas: 

  1. Governo;
  2. Empresas, marcas e organizações sem fins lucrativos;
  3. Veículos de imprensa e jornalistas;
  4. Entretenimento;
  5. Esportes e e-sports;
  6. Ativistas, organizadores e outros indivíduos influentes.

As contas não precisam ter um número super expressivo de seguidores para receber o selo azul, entretanto, precisam ser notáveis por oferecerem assuntos relacionados ao interesse público.

Os critérios de notoriedade podem variar dependendo do perfil, no entanto, fatores como cobertura de notícias, presença no Google Trends, links na Wikipedia com informações consistentes e sites como IMDB podem ajudar no seu momento de verificação.

Contas que não podem ser verificadas

App do Twitter
App do Twitter (Imagem: Souvik Banerjee/ Unplash)

Assim como há critérios para ser verificado, existem contas inelegíveis para verificação. Contas de animais de estimação se enquadram neste sentido. Sim, infelizmente seu cachorro não pode ser verificado. Contas de paródias e fã clubes não oficiais também se enquadram nesta categoria. Confira outros exemplos.

  • Contas de animais de estimação e personagens fictícios, a menos que diretamente afiliados a uma empresa, marca ou produção de entretenimento verificada;
  • Contas envolvidas em violações graves das políticas do Twitter; inclusive contas que tenham histórico de spam;
  • Contas de indivíduos ou grupos associados a atividade prejudicial coordenada, ou conteúdo de incitação de ódio.

Perda do selo azul no Twitter

O Twitter diz que reserva para si o direito de remover a verificação a qualquer momento sem aviso prévio. Os motivos para remoção podem ser comportamentos apresentados dentro e fora do Twitter e até mesmo alterações feitas no perfil do usuário. Confira algumas situações que podem gerar a perda do status de verificado. 

  • Alteração no seu nome de usuário (@identificador); 
  • A conta se tornar inativa ou incompleta;
  • Se alterações na sua conta forem enganosas ou mudarem de forma substancial a persona presente;
  • Se alterações na conta fizerem com que você se encaixe em alguma das categorias da seção “Contas inelegíveis”;
  • Promover o ódio ou violência, atacar diretamente ou ameaçar outras pessoas com base em raça, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, sexo, identidade de gênero, idade ou deficiência;
  • Incitar violência, comportamento arriscado, mutilação ou suicídio;
  • Postar Imagens violentas, repugnantes, chocantes ou perturbadoras;
  • Participar de atividades que violem as Regras do Twitter.

Uma conta verificada pode também perder o selo se alterações nas configurações do perfil modificarem a finalidade original. Ou seja, se for mudado, por exemplo, o nome.

As contas já verificadas podem não estar qualificadas para restaurar os respectivos selos mesmo que retornem ao que eram antes, após perderem em função disso, portanto é bom estar atento na maneira que gerencia seu perfil na rede.

Posso pagar para ter o selo azul do Twitter?

Não. O Twitter não vende o selo de verificado. É necessário preencher o formulário e aguardar o resultado.

Qualquer pessoa pode pedir verificação de conta no Twitter?

Sim. Qualquer usuário que tenha um perfil completo, com e-mail e telefone confirmados pode solicitar a verificação de conta.

Como saber se ganhei o selo de verificado?

Basta conferir o seu perfil e ver se há um selo azul do Twitter ao lado do nome de usuário.

Posso solicitar a remoção do meu selo de verificação?

Não. O Twitter é o único responsável por adicionar ou remover selos.

Posso solicitar a remoção do selo azul de outra conta?

Não. O Twitter é o único responsável por adicionar ou remover selos. Contudo, você pode denunciar a conta, caso o usuário tenha feito algo contra as regras da plataforma.

Com informações: Twitter, 2

André Leonardo

Analista de Conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo antes de entrar para o Tecnoblog, em 2020. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados

Relacionados