Dell vai oferecer Azure e AWS em sua plataforma multicloud

Apex Block Storage e Apex File Storage usam serviços da Microsoft e Amazon para armazenar blocos e arquivos, sem que cliente precise adaptar seu sistema

Giovanni Santa Rosa
Por
Michael Dell no Dell Technologies World 2023
Michael Dell no Dell Technologies World 2023 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Direto de Las Vegas — Dois anos após seu lançamento, a plataforma Apex continua crescendo. Nesta segunda-feira (10), a Dell anunciou novas ferramentas para empresas, que serão vendidas na base do as-a-Service — ou como serviço, em português. Entre as novidades, estão tecnologias da Microsoft, Amazon Web Services, Red Hat e VMware.

Um dos novos serviços apresentado no primeiro dia do Dell Technologies World 2023 é o Apex Cloud Platforms. Ele integra infraestrutura da Dell, software e cloud para que o mesmo modelo usado na nuvem possa ser adotado também em ambientes on-premise (nas próprias organizações) ou edge (nos dispositivos dos clientes).

Há três “sabores” de Cloud Platform, por assim dizer: Microsoft Azure, Red Hat OpenShift e VMware.

A versão Azure usa as integrações de software desenvolvidas pela Microsoft e pela Dell, ajudando a tornar mais eficiente o uso da plataforma.

A plataforma com Red Hat OpenShift oferece contêineres e máquinas virtuais, além de suporte amplo a GPUs, o que é essencial para inteligência artificial, machine learning e análise de dados.

Por fim, a opção com VMware promete facilitar o gerenciamento de máquinas virtuais, além de criar camadas de segurança.

O Apex Cloud Platforms estará disponível globalmente no segundo semestre de 2023.

Dell lança armazenamento em Azure e AWS

A Dell também anunciou soluções de armazenamento usando nuvens públicas.

A ideia é que empresas que já usam soluções da Dell possam aproveitar as vantagens de nuvens públicas, como análise de dados e inteligência artificial, sem precisar fazer novos treinamento de funcionários ou adaptar sistemas.

O Apex Block Storage oferece armazenamento em blocos na AWS, da Amazon, e no Azure, da Microsoft. Já o Apex File Storage é para arquivos, apenas na AWS.

Michael Dell, fundador da Dell, e Satya Nadella, CEO da Microsoft
Michael Dell, fundador da Dell, e Satya Nadella, CEO da Microsoft (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

As soluções usando AWS já estão disponíveis globalmente. Já a opção com Azure chega no segundo semestre de 2023.

A Dell já oferecia um produto nesse campo. Chamado Apex Protection Storage for Public Cloud, ele protege dados armazenados em AWS, Azure, Google Cloud e Alibaba Cloud.

PCs e servidores as-a-Service

A plataforma Apex também tem novidades para computadores e servidores, que passarão a ser oferecidos também como serviços.

O Apex Compute oferece recursos computacionais para que as empresas empreguem os sistemas operacionais ou plataformas que quiserem.

Já o Apex PC-as-a-Service (PCaaS) oferece as máquinas da Dell, além de software e outros serviços, em pacotes que vão de um a cinco anos de duração.

A empresa diz que clientes que adotaram a solução passaram a gastar menos com suporte e help desk, além de agilizar a adaptação de novos funcionários.

Os dois produtos estão disponíveis atualmente apenas na América do Norte, na Europa e na região Ásia-Pacífico.

Giovanni Santa Rosa viajou para Las Vegas a convite da Dell.

Receba mais sobre Dell na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados