Dell vai oferecer modelos pré-treinados e serviços de IA para empresas

Dell fortalece parceria com Nvidia e expande portfólio de IA com Validated Design for Generative AI e Professional Services

Giovanni Santa Rosa
Por
Logo da Dell
Dell (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A inteligência artificial está em alta, e a Dell é mais uma empresa apostando neste setor. Nesta quarta-feira (4), ela apresentou novidades no seu portfólio de soluções de IA, com modelos pré-treinados e serviços para preparar as companhias a usar ferramentas deste tipo.

Nos últimos meses, a inteligência artificial ganhou os holofotes graças às possibilidades oferecidas pelas ferramentas generativas, como o ChatGPT e o Stable Diffusion, por exemplo.

Enquanto Microsoft, OpenAI, Google e outras companhias focam no consumidor final, a Dell vem concentrando seus esforços no mercado corporativo, com infraestrutura e modelos para empresas criarem as soluções mais adequadas às suas próprias necessidades.

Em maio, ao apresentar suas estratégias para multicloud e IA, o COO da empresa, Jeff Clarke, disse não acreditar que um modelo com trilhões de parâmetros, como o GPT-4, vá servir para as companhias. Já Michael Dell, CEO e fundador, considera que o mercado não será dominado por um único modelo.

Parceria com Nvidia e serviços para empresas

Com o Validated Design for Generative AI, os clientes da Dell têm acesso a modelos pré-treinados, que podem ser customizados de acordo com as necessidades.

A Nvidia é uma das parceiras da Dell no chamado Project Helix, e um dos anúncios desta quarta reforça isso. Do lado do hardware, os servidores para rodar estes modelos contam com GPUs Nvidia Tensor Core e software Nvidia AI Enterprise.

Vale dizer que a Nvidia atingiu o valor de mercado de US$ 1 trilhão em junho de 2023, graças à procura de seus equipamentos para IA. OpenAI, Microsoft, Google, Amazon e X (antigamente Twitter), além da própria Dell, estão entre as clientes da empresa de chips.

Jeff Clarke e Jensen Huang, CEO da Nvidia
Jeff Clarke, COO da Dell, e Jensen Huang, CEO da Nvidia, em maio de 2023 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

A Dell também vai oferecer serviços para as empresas implementarem inteligência artificial. O Dell Professional Services abrange mais passos do processo, incluindo a preparação de dados, a implementação, a operação e o treinamento dos clientes.

O Dell Validate Design for Generative AI estará disponível globalmente a partir do final de outubro, dentro da plataforma Apex e nos canais tradicionais. Já os Professional Services chegam também no final de outubro, mas apenas a países selecionados.

Receba mais sobre Dell na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados