Dell anuncia que irá demitir 6.650 funcionários após fraco resultado em vendas
Empresa teve queda de 37% nas vendas de PCs no último trimestre de 2022; demissão em massa foi confirmada no site da companhia
Empresa teve queda de 37% nas vendas de PCs no último trimestre de 2022; demissão em massa foi confirmada no site da companhia
A Dell é mais uma empresa de tecnologia a anunciar uma demissão em massa. Nesta segunda-feira (6), a fabricante de computadores publicou em seu site que as ações de cortes de gastos, tomadas em 2022, não foram o suficiente para manter uma boa saúde financeira. O anúncio demissão acontece pouco depois da apresentação dos resultados do quarto trimestre de 2022 — que mostrou uma queda de 37% nas vendas de PCs.
Como explicado na publicação no site da Dell, entre as ações tomadas para cortar gastos estão parar as contratações, limitar viagens de trabalho e reduzir gasto com serviços externos. O motivo para essas medidas foi, conforme dito pela própria Dell, as incertezas e dificuldades do cenário econômico global — problema que afeta todas as outras empresas de tecnologia e, ainda que não explicitado, é a causa do passaralho de 6.650 empregados.
O número de empregados demitidos não foi divulgado no comunicado de Jeff Clarke, vice-presidente e codiretor operacional da Dell. Essa informação foi revelada pela Bloomberg. Os 6.650 funcionários despedidos equivalem a 5% do quadro de funcionários da empresa. Porém, o número pode ser maior do que o apurado pelo site de notícias.
Assim como as demissões em massa da Microsoft (e de praticamente todas as empresas de tecnologia), a situação da Dell é resultado de um forte crescimento nos primeiros meses de pandemia. Na época, o crescimento do home office levou as pessoas a investirem em computadores para trabalhar de casa. No entanto, não são todos que trocam de notebook a cada dois anos — ainda mais com os preços subindo.
Depois da calmaria, veio a tempestade. Em comparação com o Q4 de 2021, época de fim de ano na qual os consumidores fazem as compras de Natal, a Dell teve uma queda de 37% nas vendas de PCs no Q4 de 2022. O resultado não é ruim, é péssimo: 55% da receita da empresa vem desse segmento.
Em comum com os comunicados de demissão em massa das outras empresas, Jeff Clarke manteve um tom otimista.
No texto, Clarke relembra que a Dell atravessou outras crises e retornou mais forte. “Nós triunfaremos como sempre fazemos”, escreveu o vice-diretor. Porém, as palavras otimistas não ajudarão os 6.650 empregados que serão demitidos — e a tal retomada não será rápida o bastante para recontratação.
Com informações: The Verge