TB Responde Aplicativos e Software

Como dividir a tela do Mac e usar janelas lado a lado

Modo Split View divide o monitor do computador da Apple para usar duas janelas lado a lado em tela cheia; função é nativa do macOS

Bruno Gall De Blasi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

macOS permite usar duas janelas lado a lado. O recurso pode ser útil para consultar sites ao escrever textos, enviar e-mails enquanto acessa o calendário e outras combinações possíveis para tornar o uso do sistema mais produtivo. Descubra, a seguir, como dividir a tela do Mac e conheça alguns apps para aprimorar a multitarefa.

Descubra como dividir a tela do Mac e usar janelas lado a lado (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Descubra como dividir a tela do Mac e usar janelas lado a lado (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Tempo necessário: 1 minuto.

A separação da tela em duas é realizada por uma função conhecida como Split View. Segundo a Apple, com a ferramenta, “você pode preencher a tela do Mac com dois apps sem precisar mover e redimensionar manualmente as janelas”. Se você estiver usando o macOS Catalina ou posterior, confira o procedimento abaixo para usar as janelas lado a lado:

  1. Abra os aplicativos

    Para começar, abra os apps ou as janelas de aplicativos que você deseja colocar lado a lado;

  2. Localize os controles de janela

    Nos botões coloridos, que ficam no lado superior esquerdo da janela, posicione o mouse sobre o botão verde (tela cheia);Procure o ícone de tela cheia (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  3. Coloque o mouse sobre o botão verde e escolha o lado desejado

    Arraste o ponteiro até o botão de tela cheia, espere o menu aparece e selecione o lado esquerdo ou direito para posicionar a janela;Escolha um lado da janela (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  4. Escolha o segundo aplicativo ou janela

    Agora é só escolher a segunda janela que dividirá a tela com a primeira janela.Selecione o segundo aplicativo para dividir a tela (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Os apps serão colocados lado a lado em seguida. Mas você também pode ajustar o tamanho das janelas ao clicar na barrinha posicionada ao centro da tela e arrastá-la para os lados. E para separar os aplicativos, basta apertar no botão de tela cheia (verde) novamente.

Arraste a barrinha branca para ajustar o tamanho das janelas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Arraste a barrinha branca para ajustar o tamanho das janelas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Mas e se eu estiver usando versões antigas do macOS?

O macOS Mojave, High Sierra, Sierra e El Capitan também permitem a divisão de tela. Mas o procedimento é um pouco diferente: 

  1. Mantenha clicado o botão verde, de tela cheia, no canto superior esquerdo de uma janela;
  2. Ao pressionar o botão, a janela vai diminuir;
  3. Arraste a janela para o lado esquerdo ou direito da tela e solte o botão;
  4. Clique em uma janela do outro lado da tela para usá-las lado a lado.

Não consigo entrar no modo Split View. Por quê?

O Split View vem configurado nativamente no macOS. Mas pode ser que o recurso não esteja funcionando. Se este for o seu caso, saiba como habilitá-lo nas configurações do sistema:

  1. Na barra de menus, clique no símbolo da Apple;
  2. Acesse as Preferências do Sistema;
  3. Clique em Mission Control;
  4. Selecione a opção “As telas possuem Spaces separados”.
Saiba como ativar o Split View (Imagem: Tecnoblog)
Saiba como ativar o Split View (Imagem: Tecnoblog)
Posso dividir a tela com mais aplicativos?

A Apple só permite usar o Split View com duas janelas lado a lado. Mas você pode utilizar outros apps, como o Magnet (pago) e o Rectangle (grátis), para automatizar a organização dos aplicativos abertos e explorar variações diferentes, como dividir a tela em dois ou até três apps no mesmo desktop, por exemplo. Os aplicativos, no entanto, não suportam a visualização em tela cheia.Magnet automatiza a organização de janelas do macOS (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Com informações: Apple (Suporte)

Esse conteúdo foi útil?

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Entrou para o Tecnoblog em 2020 e também escreveu para o TechTudo e iHelpBR.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque