O que é VoWiFi? Entenda como funciona e as vantagens da chamada por Wi-Fi

Saiba para que serve o VoWiFi, também chamado de Wi-Fi Calling, e conheça os benefícios desse tipo de ligação

Lucas Braga Ana Marques
Por e

O VoWiFi permite realizar chamadas de voz por meio de redes Wi-Fi. A principal vantagem dessa tecnologia é proporcionar ligações com boa qualidade, especialmente quando não há cobertura da rede celular ou o sinal está muito fraco.

Para funcionar, as chamadas por Wi-Fi (Wi-Fi Calling) precisam ser oferecidas pela sua operadora de telefonia. Além disso, é necessário ter um smartphone compatível com o recurso habilitado.

A seguir, o Tecnoblog explica como funciona o VoWiFi, bem como quais são as suas vantagens e limitações.

O que significa VoWiFi?

VoWiFi é uma sigla para Voice over Wi-Fi, que em português significa chamada de voz por Wi-Fi. Trata-se de uma tecnologia que permite fazer ligações pela internet em vez de se conectar a uma torre de celular, e está disponível em diversos smartphones e operadoras móveis.

Por que aparece Voz Wi-Fi no meu celular?

Se seu celular Android exibe o ícone Voz Wi-Fi ou VoWiFi, significa que o smartphone utilizará a rede Wi-Fi para fazer e receber chamadas tradicionais, com o mesmo número do seu chip. Dessa forma, o celular não se conectar com as torres de telefonia da sua operadora.

O mesmo acontece caso apareça Vivo Wi-Fi ou Claro WiFi na barra de status do iPhone. Nesse caso, o aparelho utilizará a tecnologia Wi-Fi Calling para fazer e receber ligações.

Os indicadores da tecnologia Wi-Fi Calling podem aparecer a qualquer momento que o celular estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Em alguns casos, a tecnologia VoWiFi somente é ativada quando o aparelho está fora da área de cobertura ou com sinal de celular fraco.

Símbolos de Wi-Fi Calling em smartphones com Android e iOS
Símbolos de Wi-Fi Calling em smartphones com Android e iOS (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Como funciona a chamada por Wi-Fi?

O funcionamento da chamada Wi-Fi é muito similar a uma chamada convencional. Em vez do celular se comunicar com as torres de telefonia, a voz é convertida em dados, que são enviados para o roteador Wi-Fi. Em seguida, os bytes passam pela conexão à internet e chegam aos servidores da operadora pela internet (IMS).

Na operadora, a chamada é decodificada e processada como em uma ligação feita pela rede móvel tradicional. De lá, a ligação é encaminhada para o próximo interlocutor, seja um celular ou telefone fixo.

Ilustração contendo o esquema Celular conectado no Wi-Fi > Rede de internet banda larga > Servidores da operadora de telefonia > Rede móvel tradicional > Celular do outro interlocutor
Funcionamento da tecnologia Wi-Fi Calling (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Preciso baixar apps para fazer chamada Wi-Fi?

Não é preciso baixar aplicativos para utilizar a tecnologia Wi-Fi Calling. É necessário ter aparelho e plano de serviço compatível e ativar o VoWiFi no celular.

Posso fazer ligação por Wi-Fi sem ter crédito no celular?

Não. As chamadas feitas pela tecnologia Wi-Fi Calling são tarifadas de acordo com o plano de serviço do usuário. Em situações como essa, é possível fazer ligações pelo Wi-Fi utilizando aplicativos como WhatsApp e FaceTime.

Posso ligar para telefone fixo usando Wi-Fi?

Sim. A tecnologia VoWiFi permite ligar para telefone fixo ou celular. A ressalva fica para números de emergência, como 190 e 192, pois as operadoras não conseguem determinar a localização no Wi-Fi Calling e encaminhar a chamada para a central mais próxima.

Quais são as vantagens das ligações por Wi-Fi?

O VoWiFi tem benefícios para quem deseja realizar ligações em locais sem sinal de celular. As principais vantagens das chamadas por Wi-Fi são:

  • Cobertura expandida: o Wi-Fi Calling permite que você faça e receba ligações pelo seu número em qualquer local com internet via Wi-Fi, útil em locais onde não há cobertura ou o sinal é fraco.
  • Mesma tarifa do plano móvel: como o VoWiFi funciona via internet, você pode fazer e receber ligações com o seu número em viagens ao exterior e evitar tarifas de roaming internacional.
  • Não precisa de cadastros: como a autenticação do Wi-Fi Calling é feita por SIM Card, não é necessário digitar senhas ou criar contas.
  • Não precisa de aplicativos: basta ativar as chamadas Wi-Fi diretamente nos ajustes do seu smartphone.

Quais são as limitações das ligações por Wi-Fi?

Apesar das vantagens em termos de cobertura, o VoWiFi tem algumas desvantagens que podem prejudicar ou inviabilizar seu uso. As principais limitações das chamadas Wi-Fi são:

  • Compatibilidade: nem todos os celulares possuem o recurso Wi-Fi Calling embarcado.
  • Disponibilidade pela operadora: nem todas as teles oferecem o VoWiFi para seus clientes.
  • Segregação de planos: algumas operadoras, como a Claro, limitam a tecnologia de chamada Wi-Fi para clientes com planos pós-pagos.
  • Qualidade das ligações: se a rede Wi-Fi e a conexão à internet não forem estáveis, é possível enfrentar quedas nas chamadas.

Qual é a diferença entre VoWiFi e VoLTE?

A tecnologia VoWiFi permite que um smartphone se conecte ao Wi-Fi e faça ligações convencionais utilizando a rede de internet. Por outro lado, as chamadas VoLTE utilizam redes móveis com tecnologia 4G LTE ou 5G para estabelecer a comunicação.

Qual é a diferença entre VoWiFi e VoIP?

O VoWiFi permite que você faça chamada convencionais pela internet quando seu celular está conectado em redes Wi-Fi, e depende da recursos fornecidos pela operadora. Já a tecnologia VoIP compreende todas as chamadas que passam pela internet, incluindo ligações via WhatsApp, Skype, FaceTime e afins.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Voz Wi-Fi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados