O que é Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E? Conheça vantagens e recursos das redes 802.11ax
As redes Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E fazem parte do padrão IEEE 802.11ax; descubra o que muda entre elas e quais são as características das gerações de conexões sem fio
As redes Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E fazem parte do padrão IEEE 802.11ax; descubra o que muda entre elas e quais são as características das gerações de conexões sem fio
Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E são nomes comerciais adotados pela Wi-Fi Alliance para o padrão IEEE 802.11ax de redes sem fio. O Wi-Fi 6 opera nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, enquanto o Wi-Fi 6E suporta 6 GHz, o que permite taxas de transferência de dados maiores.
A Wi-Fi Alliance finalizou as especificações do Wi-Fi 6 e do Wi-Fi 6E em 2020, e o padrão de rede sem fio foi lançado oficialmente pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) em maio de 2021.
O Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E sucederam o 802.11ac (Wi-Fi 5), com promessas de maiores velocidades, estabilidade e segurança, graças a utilização de mais espectro. A seguir, conheça as especificações dessa tecnologia, suas vantagens e limitações.
802.11ax é a nomenclatura do Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E que foi dado pelo IEEE. O órgão reúne todas as especificações de redes sem fio no padrão de conjuntos de redes Wi-Fi (802.11).
O Wi-Fi 6 foi publicado oficialmente em 2021 com as seguintes especificações:
O Wi-Fi 6E traz as mesmas especificações do Wi-Fi 6, mas difere na frequência de operação. Além de 2,4 GHz e 5 GHz, o Wi-Fi 6E também funciona com a frequência de 6 GHz, permitindo maiores velocidades e menos interferências.
O Wi-Fi 6 funciona com as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, diferentemente do Wi-Fi 5 (802.11ac), que utiliza exclusivamente o espectro de 5 GHz. A vantagem é que a frequência menor permite maior área coberta, enquanto a faixa de 5 GHz está menos propensa ao congestionamento de rede.
De acordo com a Wi-Fi Alliance, a velocidade máxima teórica do Wi-Fi 6 é de até 9,6 Gb/s, enquanto o Wi-Fi 5 (802.11ac) atinge até 6,93 Gb/s. A experiência de uso é muito superior no padrão mais recente, uma vez que o Wi-Fi 6 funciona com a frequência de 2,4 GHz e entrega taxas de dados mais rápidas em uma área de cobertura maior.
O Wi-Fi 6E utiliza três frequências: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Essa tecnologia de rede sem fio consegue se destacar em relação ao Wi-Fi 6, uma vez que o espectro de 6 GHz está sujeito a menos congestionamento de rede.
A velocidade máxima teórica do Wi-Fi 6E é de até 9,6 Gb/s. Apesar de ser a mesma taxa de dados nominal do Wi-Fi 6, o padrão mais recente sofre menos congestionamento de rede; por esse motivo, as taxas de dados tendem a ser maiores no Wi-Fi 6E.
OFDMA é uma tecnologia que divide os canais de frequência de redes sem fio em pequenas sub-portadoras, permitindo que pacotes de dados sejam transmitidos em conjunto para otimizar a entrega. É como se um caminhão levasse pacotes para várias residências ao mesmo tempo; no padrão anterior (OFDM), cada caminhão deveria ir e voltar para cada residência de forma individual.
Por conta do ganho em eficiência espectral, o OFDMA permite maiores taxas de transferência, menor latência (ping), maior eficiência de consumo de energia em dispositivos com baixa transmissão de dados e melhor qualidade de serviço em locais com muitos dispositivos simultâneos.
BSS Coloring é uma tecnologia que reduz a interferência e melhora a qualidade da conexão. Roteadores com Wi-Fi 6 utilizam BSS Coloring para demarcar os canais de frequência utilizados por equipamentos de outras redes sem fio, a fim de “ignorar” sinais emitidos por equipamentos vizinhos.
TWT é uma sigla para Target Wake Time, que em tradução livre significa “alvo para hora de acordar”. Trata-se de uma tecnologia presente no Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E que determina quando e com qual frequência os dispositivos sairão do modo standby para transmitir dados.
Além de gerar maior eficiência no espectro, o TWT permite uma significativa redução no consumo de energia dos dispositivos conectados à rede Wi-Fi, gerando economia de bateria em smartphones, tablets e aparelhos conectados.
MU-MIMO é a sigla para Multi Users, Mutiple Input Multiple Output — em português significa múltiplos usuários fazendo múltiplas entradas e saídas de dados de forma simultânea. A tecnologia está presente nos roteadores Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E, e permite que múltiplos dispositivos conectados façam conexões ao mesmo tempo, melhorando as velocidades de transmissão e experiência de uso da rede Wi-Fi.
O Wi-Fi 6 traz as seguintes vantagens sobre o padrão 802.11ac (Wi-Fi 5) e gerações anteriores:
Apesar dos benefícios citados acima, o Wi-Fi 6 traz as seguintes limitações:
Nosso artigo comparativo explica em detalhes as diferenças entre os padrões 802.11 a/b/g/n/ac/ax/be.
Wi-Fi 6E é uma expansão do Wi-Fi 6, e traz suporte a frequência de 6 GHz. Ambas as tecnologias estão no padrão de rede wireless 802.11ax e suportam as mesmas velocidades de acesso, mas nem todo dispositivo com Wi-Fi 6 é compatível com Wi-Fi 6E.
Por utilizar a frequência de 6 GHz, o Wi-Fi 6E é ideal em grandes centros urbanos, onde o espectro de 2,4 GHz e 5 GHz está amplamente ocupado por roteadores domésticos e corporativos.
O Wi-Fi 6E tem duas evoluções. Anunciado em janeiro de 2022, o Wi-Fi 6 Release 2 trouxe melhorias no envio de dados e no consumo de energia. Também tem o Wi-Fi 7 (802.11be), que está previsto para estrear em 2024 e deve trazer mais espectro e modulação 4096QAM.
O Wi-Fi 6 Release 2 foi apresentado em 2022 pela Wi-Fi Alliance. O principal destaque é o suporte a uplink no MU-MIMO, que permite melhor desempenho de rede e menor latência em aplicações que exigem grande capacidade de upload. A tecnologia também trouxe melhorias ao TWT, que permitem redução no consumo de energia.
Com informações: Wi-Fi Alliance, [2], [3], IEEE, Cisco, [2], [3], Aruba Networks