WhatsApp prepara função para criar eventos dentro de grupos

Ferramenta, que apareceu na versão beta do WhatsApp para Android, permite enviar convites em grupos e atualizar convidados sobre mudanças na programação

Giovanni Santa Rosa
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Grupos de WhatsApp viraram uma forma para organizar qualquer coisa envolvendo três ou mais pessoas: reuniões de trabalho, festas de aniversário, futebol com os amigos e muito mais. O aplicativo está testando um recurso que deve ajudar nisso. Em breve, será possível criar eventos dentro dos grupos.

A novidade está presente na versão 2.23.21.12 do WhatsApp Beta para Android e foi descoberta pelo site especializado WABetaInfo.

Telas de função de eventos em grupos do WhatsApp
Telas de função de eventos em grupos do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Nas telas compartilhadas pela publicação, é possível criar um evento com nome, descrição, data, hora e local. Também há a opção de adicionar uma chamada de vídeo — útil caso seja uma reunião remota, por exemplo.

Após criar o evento, o usuário pode enviar um convite para o chat em grupo. A ideia, aparentemente, é que todo mundo tenha acesso a detalhes do compromisso, sem precisar recorrer a agendas externas e convites por e-mail, nem precisar ficar mandando mensagens no chat a cada mudança de planos.

Como nota o WABetaInfo, o recurso de eventos parece estar disponível apenas para Comunidades nesta versão beta. As Comunidades funcionam de um jeito parecido aos servidores de Discord, em que nem todas as pessoas que fazem parte da Comunidade estão em todos os canais ou conversas em grupo.

Faz sentido que os eventos sejam testados primeiro lá: com muita gente, pode ser difícil organizar um compromisso para todos.

Meta quer WhatsApp para tudo

A Meta vem trabalhando para tornar o WhatsApp um mensageiro mais completo.

Nos últimos meses, o app ganhou recursos avançados, como compartilhamento de tela e videochamadas para até oito pessoas. Antes, coisas desse tipo eram exclusivas de ferramentas mais voltadas para o público profissional, como Google Meet, Microsoft Teams e Zoom, para citar algumas.

Outras funções de mensageiros concorrentes estão a caminho, como os chats de voz, que já existem no Discord, e nomes de usuário, como no Telegram.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados