WhatsApp estreia função de criar eventos dentro de grupos

Meta anunciou dois novos recursos para as comunidades do WhatsApp. Grupos ganham função de criar eventos e respostas em tópicos para grupos de avisos

Felipe Freitas
Por
WhatsApp libera função de criar eventos em grupos, permitindo que participantes confirmem presença e recebam notificações do evento (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Resumo
  • O WhatsApp introduziu a capacidade de criar eventos dentro de grupos de comunidades, permitindo aos membros confirmar presença e receber notificações automáticas.
  • Os eventos são acessíveis na seção de informações do grupo, facilitando o gerenciamento e a visualização dos detalhes por todos os membros.
  • Também foi adicionada a função de responder a mensagens de aviso como tópicos em grupos onde apenas administradores podem publicar, melhorando a organização das discussões sem enviar notificações adicionais para cada resposta.

O WhatsApp lançou nesta quarta-feira (1) novos recursos para as comunidades dentro do app. Tornou-se possível criar eventos dentro de grupos de comunidades e responder mensagens de avisos, que funcionarão como um tópico. Os eventos poderão ser adicionados por qualquer membro, mas será liberado primeiro para grupos que integrem uma comunidade.

A funcionalidade de criar eventos será útil para grupos de amigos, empresas e outros usos mais profissionais, como um síndico que quer agendar uma assembleia. Com este novo recurso, ficará mais fácil para você e seus amigos acessarem as informações da próxima festa, bar ou encontro de vocês. Nessa novidade o WhatsApp se antecipa em relação ao Telegram, que só permite criar eventos através de bots.

Criação de eventos no grupo do WhatsApp

Nesses eventos – que podem ser acessados a partir da seção de informações –, os usuários poderão confirmar a sua presença. A ferramenta ainda manda notificações quando o evento estiver próximo de acontecer.

Contudo, o lado “negativo” é que isso exige que o grupo integre uma comunidade, o que pode ser desnecessário para um chat entre entre amigos, por exemplo. O WhatsApp promete que essa funcionalidade será liberada para grupos fora de comunidades nos próximos meses.

Mensagem de aviso e resposta em tópico

Recurso de responder mensagens em tópicos e criação de eventos em grupos (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Recurso de responder mensagens em tópicos e criação de eventos em grupos (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Já os grupos de avisos – aqueles em que apenas administradores podem publicar – permitirão que mensagens sejam respondidas como se elas fossem um tópico. As respostas não enviarão notificações. Esse formato permite que os administradores saibam a opinião dos participantes sem que cada um o contate individualmente. Algo similar existe no principal rival do WhatsApp, o Telegram.

Os recursos de evento e resposta em tópicos serão liberados gradualmente para todos os usuários do WhatsApp gradualmente. Algumas contas do app já contavam com essas funcionalidades antes do anúncio oficial da Meta. A big tech costuma liberar novas ferramentas para alguns usuários antes confirmá-las em seus canais próprios (mesmo com essa informação, ainda haverá comentários de “isso não é novo. Meu zap já tinha”).

Relacionados