TikTok estaria burlando pagamento de comissão da App Store

TikTok está indicando aos usuários que comprar moedas sai mais barato pelo site. Essas moedas são usadas para pagar “gorjetas” aos criadores

Felipe Freitas
Por
TikTok
TikTok está avisando alguns usuários que é mais barato comprar moedas fora da App Store (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O TikTok está exibindo para algumas contas uma mensagem informando que a compra de moedas é mais barata fora da App Store. O aviso do TikTok é similar o que levou o Fortnite a ser banido por anos no iOS — e pode ser uma violação às políticas de uso da loja. Essas mensagens não são exibidas para todos os usuários, o que pode indicar que o TikTok está testando o aviso ou mostrando só para quem é cliente regular da compra de moedas — usadas para pagar gorjetas aos criadores de conteúdo.

Apesar da justiça americana ter obrigado a Apple a liberar que aplicativos indiquem outros canais de compra, é necessário que o app não forneça nenhuma opção de compra dentro da plataforma. O que, obviamente, não é o caso em questão, já que a mensagem é justamente mostrada na tela de compra de moedas do TikTok.

TikTok burlando regras da App Store?

TikTok mostra aos usuários que (Imagem: David Tesler/X/Twitter)
(Imagem: David Tesler/X/Twitter)

David Tesler, que revelou o caso em seu X/Twitter, mostrou que existem, pelo menos, dois tipos de mensagens sobre compra das moedas do TikTok fora da App Store. Uma delas mostra um texto informando sobre evitar as taxas da Apple acompanhada de um botão “Try Now” (tente agora em tradução direta), já a outra mostra um pop-up explicando que comprar no site do TikTok é mais econômico e dá acesso a outras formas de pagamento.

Apesar da justiça americana proibir a Apple de impedir que aplicativos indiquem meios de pagamento fora da App Store, é necessário que o app siga as diretrizes da big tech. Na página de suporte da empresa, ela explica que somente aplicativos sem vendas in-app estão elegíveis para divulgar canais externos de pagamento.

Assim, na teoria, o TikTok pode ser suspenso da App Store. O mais estranho é que a própria página de suporte da rede social indica que as moedas só podem ser compradas pelo aplicativo mobile — seja Android ou iOS. Apple e ByteDance, dona do TikTok, não se pronunciaram sobre o caso. E dado o histórico da Apple de não comentar sobre seus assuntos, é bem provável que a sua “resposta” venha com uma ação contra o TikTok.

Com informações: The Verge e TechCrunch

Relacionados