Google promete maior duração de bateria em smartwatches com Wear OS

Mudança no Wear OS permitirá que chip de baixo consumo gerencie notificações. Relógio da OnePlus é o primeiro com a novidade.

Giovanni Santa Rosa
Por
OnePlus Watch 2
OnePlus Watch 2 usa novo método e promete até 100 horas de autonomia (Imagem: Divulgação / OnePlus)

O Google fará uma mudança em como os smartwatches com Wear OS lidam com as notificações do sistema. Elas passarão a ser gerenciadas pelos chips de baixo consumo dos relógios, em uma nova interface desenvolvida pela empresa. Isso deve aumentar a duração da bateria nos dispositivos futuramente lançados com a arquitetura redesenhada.

Nos últimos anos, os smartwatches com Wear OS vieram com um processador de aplicativos (AP) e uma unidade microcontroladora (MCU). O AP tem consumo de energia maior e lida com tarefas mais pesadas, enquanto a MCU gasta menos bateria e fica responsável por tarefas contínuas, como contar passos e monitorar frequência cardíaca.

GIF que mostra notificação sendo executada pela MCU e aplicativo sendo executado pelo AP
Sistema vai passar mais trabalho para a MCU (Imagem: Divulgação / Google)

A partir de agora, os fabricantes de smartwatches poderão passar o gerenciamento de notificações para a unidade microcontroladora. Ela servirá até mesmo para ler e dispensar notificações, bem como enviar respostas rápidas. Os Blocos (também conhecidos como Tiles) e as complicações do mostrador também poderão usar a MCU. O AP só será chamado na hora de abrir o app.

“Isso permite que o processador de aplicativos fique em repouso por mais tempo, economizando bateria”, diz Bjorn Kilburn, vice-presidente de Wear OS no Google.

Wear OS terá novidades em mapas e carteira

O anúncio foi feito no Mobile World Congress 2024, durante a apresentação do OnePlus Watch 2, o primeiro a usar esta “interface híbrida” desenvolvida pelo Google. O OnePlus Watch 2 promete aguentar 100 horas longe da tomada. Futuros relógios com o sistema também terão acesso a esse recurso.

Além do novo gerenciamento de bateria, o Google também vai colocar instruções de caminhos de transporte público no Google Maps para Wear OS. O aplicativo vai mostrar linhas de ônibus, trem, metrô e mais opções, com visualização de mapa e bússola. Além disso, a Carteira para Wear OS agora pode armazenar ingressos, cartões de embarque, programas de fidelidade e mais.

Com informações: 9to5Google, The Verge

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados