Muito barulho? Esta pessoa usou o Raspberry Pi para desativar a caixinha de som
Incomodado com reggaeton do vizinho, maker argentino criou uma espécie de jammer para atrapalhar reprodução na caixa de som Bluetooth
Incomodado com reggaeton do vizinho, maker argentino criou uma espécie de jammer para atrapalhar reprodução na caixa de som Bluetooth
O argentino Roni Bandini desenvolveu um bloqueador de Bluetooth para acabar com o som alto dos vizinhos. Bandini utilizou um Raspberry Pi capaz de identificar caixas de som que estão tocando reggaeton. Feita a identificação, o mini-PC começa a solicitar contato com os equipamentos, o que pode desativar o som ou causar interrupções na execução das músicas — deixando o ouvinte irritado e levando-o a desligar a caixinha de som.
O foco do projeto em reggaeton se deve ao fato de ser o ritmo mais ouvido pelos vizinhos de Bandini. No relato publicado no Hackester, onde o maker argentino liberou o projeto, o autor do equipamento Reggaeton Be Gone explica que seu vizinho de parede costuma ouvir o ritmo no alto a partir das 9h.
Mas vamos com calma. Como bem destaca o argentino, o projeto é experimental e os interessados devem checar a legislação local antes de testar ou usar o Reggaeton Be Gone. Afinal, você está interferindo na privacidade de um vizinho — ainda que ele esteja te atrapalhando com música alta.
@ronibandini Historia del Reggaeton Be Gone. #reggaeton #maker #diy #raspberry #python #ia #machinelearning #bt #argentina ♬ original sound – Roni Bandini
A parte mais mão na massa do projeto foi usar inteligência artificial para identificar o gênero Reggaeton. Bandini explicou que os bancos de dados e modelos de IAs para músicas, como o GTZAN, não contam com o ritmo caribenho. Por isso, o argentino utilizou a tecnologia de machine learning para criar um modelo que reconhece reggaeton.
Como seria esperado em um projeto caseiro (ainda que Bandini tenha muito conhecimento da área), o Reggaeton Be Gone não é perfeito. Ele não funciona com todas as caixas de som Bluetooth e, em alguns momentos, pode exigir que o equipamento esteja próximo do Raspberry Pi.
Com informações: Tom’s Hardware e TechSpot