Muito barulho? Esta pessoa usou o Raspberry Pi para desativar a caixinha de som

Incomodado com reggaeton do vizinho, maker argentino criou uma espécie de jammer para atrapalhar reprodução na caixa de som Bluetooth

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 2 meses
(Imagem: Reprodução/Roni Bandini)
Reggaeton Be Gone é um Raspberry Pi feito para identificar e atrapalhar caixas de som que estão tocando reggaeton (Imagem: Reprodução/Roni Bandini)

O argentino Roni Bandini desenvolveu um bloqueador de Bluetooth para acabar com o som alto dos vizinhos. Bandini utilizou um Raspberry Pi capaz de identificar caixas de som que estão tocando reggaeton. Feita a identificação, o mini-PC começa a solicitar contato com os equipamentos, o que pode desativar o som ou causar interrupções na execução das músicas — deixando o ouvinte irritado e levando-o a desligar a caixinha de som.

O foco do projeto em reggaeton se deve ao fato de ser o ritmo mais ouvido pelos vizinhos de Bandini. No relato publicado no Hackester, onde o maker argentino liberou o projeto, o autor do equipamento Reggaeton Be Gone explica que seu vizinho de parede costuma ouvir o ritmo no alto a partir das 9h.

Mas vamos com calma. Como bem destaca o argentino, o projeto é experimental e os interessados devem checar a legislação local antes de testar ou usar o Reggaeton Be Gone. Afinal, você está interferindo na privacidade de um vizinho — ainda que ele esteja te atrapalhando com música alta.

Machine Learning para identificar Reggaeton

@ronibandini Historia del Reggaeton Be Gone. #reggaeton #maker #diy #raspberry #python #ia #machinelearning #bt #argentina ♬ original sound – Roni Bandini

A parte mais mão na massa do projeto foi usar inteligência artificial para identificar o gênero Reggaeton. Bandini explicou que os bancos de dados e modelos de IAs para músicas, como o GTZAN, não contam com o ritmo caribenho. Por isso, o argentino utilizou a tecnologia de machine learning para criar um modelo que reconhece reggaeton.

Como seria esperado em um projeto caseiro (ainda que Bandini tenha muito conhecimento da área), o Reggaeton Be Gone não é perfeito. Ele não funciona com todas as caixas de som Bluetooth e, em alguns momentos, pode exigir que o equipamento esteja próximo do Raspberry Pi.

Com informações: Tom’s Hardware e TechSpot

Receba mais sobre Bluetooth na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados