Novo cartão microSD da Samsung desafia os SSDs

Fabricante sul-coreana divulgou primeiro SD Express microSD com velocidade de leitura de 800 MB/s, quatro vezes mais rápido que geração atual e que SSDs Sata

Felipe Freitas
Por
Samsung (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Samsung apresentou microSDs com velocidade de leitura maior que dos SSDs (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (28) dois novos cartões microSD, incluindo o primeiro capaz de atingir a velocidade de leitura de 800 MB/s — mais rápido que SSDs Sata. Este novo microSD (256 GB) foi desenvolvido com a interface SD Express, que permite alto desempenho aliado a melhor controle de temperatura. Além do microSD de 256 GB, a Samsung apresentou um modelo com 1 TB.

Na publicação oficial, a sul-coreana não apresenta a data de lançamento desses microSD. Ela apenas revela que o cartão de 256 GB será lançado “neste ano”, enquanto o microSD de 1 TB chegará no terceiro trimestre de 2024. Existe a possibilidade dos produtos serem lançados no Brasil, já que a Samsung passou a vender microSDs no Brasil em 2023.

MicroSD da Samsung com velocidade de leitura de 800 MB/s

(Imagem: Divulgação/Samsung)
Novo microSD levará velocidade de 800 MB/s para smartphones e outros dispositivos (Imagem: Divulgação/Samsung)

O microSD de 256 GB com leitura de até 800 MB/s supera os SSDs com conexão Sata. Estes modelos atingem velocidades de leitura de até 560 MB/s. Esse alto desempenho do novo microSD da Samsung é possível graças à interface SD Express.

Segundo a fabricante, é possível atingir uma velocidade de leitura de até 985 MB/s usando essa interface. No entanto, ainda não é comercialmente viável lançar essa especificação para um microSD — com grandes velocidades vêm grandes temperaturas. O novo produto é o primeiro a utilizar a interface SD Express com 800 MB/s de leitura.

“Mas e aplicabilidade, hein?”. Hangu Sohn, vice-presidente da divisão de memória da Samsung, diz que esses microSD são uma solução para a crescente demanda de computação mobile e IAs rodando nos dispositivos.

A fala faz sentido: os smartphones estão mais potentes, capazes de gerar imagens e vídeos em altíssima qualidade. Sobre as IAs, os seus aplicativos móveis pode demandar mais espaço no futuro, além de ser capaz de gerar diferentes tipos de conteúdo — por exemplo, a Sora, IA geradora de vídeos.

MicroSD de 1 TB e resistente a quase tudo

O microSD de 1 TB da Samsung promete uma alta resistência a quase tudo. No comunicado à imprensa, a fabricante explica que o cartão de memória segura a bronca contra água, temperaturas extremas, queda, raio-x, proteção magnética, entre outros.

Com informações: SamMobile

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados