samsung-840-pro-ssd

Um mito que ainda deixa consumidores receosos em comprar SSDs é a história de que os drives possuem vida útil curta, devido à natureza de funcionamento das memórias flash, que possuem ciclos limitados de escrita. Como já dissemos há dois anos, isto não é verdade: mesmo se você for um usuário muito avançado, um SSD deverá continuar funcionando por muitos anos. Mas o The Tech Report fez um teste de resistência e trouxe números mais precisos.

Foram analisados cinco modelos bastante conhecidos: Corsair Neutron GTX, Kingston HyperX 3K, Samsung 840, Samsung 840 Pro e Intel 335 Series, todos com capacidades de 240 GB ou 256 GB. O teste consistia em escrever dados sequencialmente no drive até que a unidade falhasse. Os dois SSDs que se saíram melhores foram o Kingston HyperX 3K e o Samsung 840 Pro: eles conseguem ultrapassar facilmente a marca dos 2 PB de dados gravados antes de falhar.

Este Samsung 840 Pro de 256 GB provavelmente atinge 3 petabytes de dados antes de falhar
Este Samsung 840 Pro de 256 GB provavelmente atinge 3 petabytes de dados antes de falhar

Mesmo os SSDs que não foram muito bem no teste chegaram a uma quantidade de dados bastante aceitável, caso do Corsair Neutron GTX (1,2 PB), Samsung 840 (900 TB) e Intel 335 Series (700 TB). São números bem acima dos divulgados oficialmente pelas fabricantes, que são conservadores: a Intel estima a vida útil de seu drive em três anos com uma média de 20 GB de dados gravados por dia, o que resultaria em apenas 22 TB de dados gravados, ou apenas 3% do que o SSD foi capaz de atingir na prática.

No caso dos melhores SSDs, que ultrapassam os 2 PB de dados gravados, basta dizer que, se você tiver um uso extremamente intenso e for capaz de escrever e apagar 256 GB de dados por dia no drive, a unidade continuaria funcionando por 8.192 dias, ou pouco mais de 22 anos. Em outras palavras: não se preocupe em gastar seu SSD, porque é bem provável que você já tenha feito algum upgrade até o Natal de 2036.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre SSD na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados