SK Hynix está desenvolvendo um SSD de “apenas” 300 terabytes
SK Hynix explica que mundo produzirá 660 trilhões de gigabytes de dados até 2030, e prepara SSD de 300 TB para atender a essa demanda
SK Hynix explica que mundo produzirá 660 trilhões de gigabytes de dados até 2030, e prepara SSD de 300 TB para atender a essa demanda
Quando o assunto é SSD de alta capacidade, provavelmente você vai pensar em unidades com 1, 2 ou 4 TB. Mas e se eu te disser que um SSD capaz de armazenar 300 terabytes será realidade em um futuro não muito distante? Pois saiba que a sul-coreana SK Hynix está trabalhando nisso.
A companhia ainda não deu detalhes sobre como fará esse dispositivo, mas explicou o porquê em um evento realizado em Seul: o avassalador movimento de aplicações baseadas em inteligência artificial (IA).
Com base em pesquisas de mercado, a SK Hynix estima que o mundo produzirá 660 zettabytes de dados até 2030, com grande parte desse volume sendo oriundo da IA. Para fins comparativos, estima-se que o mundo produziu 15 zettabytes de dados em 2014.
Em tempo, um zettabyte corresponde a um trilhão de gigabytes ou a um sextilhão de bytes.
Todos esses números deixam claro que a unidade de 300 TB que a SK Hynix está desenvolvendo é focada em datacenters. É uma percepção um tanto óbvia, afinal, mesmo quem joga vários títulos AAA no PC certamente não precisa de tamanha capacidade de armazenamento (talvez precisa um dia, mas essa é outra discussão).
De todo modo, a tecnologia que a SK Hynix empregar no SSD de 300 TB poderá abrir caminho para unidades que armazenam 20 TB ou 30 TB, por exemplo, e isso sim beneficiaria o segmento de PCs domésticos de alto desempenho.
A SK Hynix apenas anunciou o desenvolvimento do SSD de 300 terabytes, mas não revelou como pretende alcançar tamanha capacidade. Isso dá abertura para algumas suposições.
Uma das hipóteses levantadas pelo Tom’s Hardware é a de que o SSD consistirá em uma placa que interconecta vários módulos Flash via interface PCI Express.
Mas pode ser que não. O próprio veículo observa que, mesmo que essa interface seja baseada no PCIe 6.0 x16, o desempenho na transferência de dados poderá ficar abaixo do esperado em um SSD para servidores. Só nos resta esperar por mais detalhes.