SK Hynix está desenvolvendo um SSD de “apenas” 300 terabytes

SK Hynix explica que mundo produzirá 660 trilhões de gigabytes de dados até 2030, e prepara SSD de 300 TB para atender a essa demanda

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
SSDs da SK Hynix (imagem: divulgação/SK Hynix)
SSDs da SK Hynix (imagem: divulgação/SK Hynix)

Quando o assunto é SSD de alta capacidade, provavelmente você vai pensar em unidades com 1, 2 ou 4 TB. Mas e se eu te disser que um SSD capaz de armazenar 300 terabytes será realidade em um futuro não muito distante? Pois saiba que a sul-coreana SK Hynix está trabalhando nisso.

A companhia ainda não deu detalhes sobre como fará esse dispositivo, mas explicou o porquê em um evento realizado em Seul: o avassalador movimento de aplicações baseadas em inteligência artificial (IA).

Com base em pesquisas de mercado, a SK Hynix estima que o mundo produzirá 660 zettabytes de dados até 2030, com grande parte desse volume sendo oriundo da IA. Para fins comparativos, estima-se que o mundo produziu 15 zettabytes de dados em 2014.

Em tempo, um zettabyte corresponde a um trilhão de gigabytes ou a um sextilhão de bytes.

Não é para meros mortais

Todos esses números deixam claro que a unidade de 300 TB que a SK Hynix está desenvolvendo é focada em datacenters. É uma percepção um tanto óbvia, afinal, mesmo quem joga vários títulos AAA no PC certamente não precisa de tamanha capacidade de armazenamento (talvez precisa um dia, mas essa é outra discussão).

De todo modo, a tecnologia que a SK Hynix empregar no SSD de 300 TB poderá abrir caminho para unidades que armazenam 20 TB ou 30 TB, por exemplo, e isso sim beneficiaria o segmento de PCs domésticos de alto desempenho.

Sede da SK Hynix (imagem: divulgação/SK Hynix)
Sede da SK Hynix (imagem: divulgação/SK Hynix)

Mas qual é a tecnologia do SSD de 300 TB?

A SK Hynix apenas anunciou o desenvolvimento do SSD de 300 terabytes, mas não revelou como pretende alcançar tamanha capacidade. Isso dá abertura para algumas suposições.

Uma das hipóteses levantadas pelo Tom’s Hardware é a de que o SSD consistirá em uma placa que interconecta vários módulos Flash via interface PCI Express.

Mas pode ser que não. O próprio veículo observa que, mesmo que essa interface seja baseada no PCIe 6.0 x16, o desempenho na transferência de dados poderá ficar abaixo do esperado em um SSD para servidores. Só nos resta esperar por mais detalhes.

Receba mais sobre SK Hynix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados