Samsung anuncia o primeiro SSD do mundo com 256 TB (sim, terabytes)

Nova unidade de armazenamento de 256 TB é destinada a servidores e data centers; SSD promete eficiência energética sete vezes melhor

Giovanni Santa Rosa
Por
Samsung (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Samsung (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Eu não sei quanto de memória tem o celular ou computador que você está usando para ler esta matéria, mas tenho certeza de uma coisa: é menos, bem menos que o novo SSD da Samsung. A fabricante sul-coreana criou um drive de 256 TB. Não é erro de digitação, não — são 256 terabytes mesmo.

O anúncio foi feito durante o Flash Memory Summit (FMS), maior evento da indústria de memórias, realizado em agosto de 2023 na Califórnia (EUA). O Quad Level Cell (QLC) NAND SSD é o primeiro do mundo a atingir a marca de 256 TB.

Conseguir essa densidade de armazenamento tem suas vantagens. A primeira, obviamente, é espaço físico: servidores não precisariam de mais máquinas e prédios para oferecer mais memória para clientes e empresas, diminuindo o custo de operação.

Outro ponto positivo é o consumo de energia. Segundo a Samsung, o novo SSD de 256 TB gasta sete vezes menos energia do que oito SSDs de 32 TB empilhados. Mais uma vez, economia no bolso, e o planeta agradece.

A Samsung divulgou poucos detalhes sobre seu novo SSD. Como ele é voltado a data centers, o site SamMobile especula que ele deve usar os formatos ESDFF ou NGSFF, voltados para esse uso corporativo.

“Com o crescimento exponencial dos dados e suas muitas aplicações, as exigências dos consumidores que operam servidores e data centers estão se expandindo”, escreve a Samsung em seu site. “Para se antecipar à era da inteligência artificial, a Samsung deve elevar os limites do mercado de memórias de armazenamento para servidores.”

Outras novidades da Samsung em SSDs

A Samsung aproveitou o Flash Memory Summit para apresentar outros lançamentos no mercado de memórias. Um deles é o SSD PM9D3a, também voltado a data centers.

Segundo a marca, o PM9D3a oferece velocidade de leitura sequencial 2,3 vezes mais rápida que o PM9D3, modelo antigo. Na velocidade de gravação aleatória, a velocidade é 2 vezes maior que o anterior. Já a eficiência energética teve um salto de 60%.

O PM9D3a usa o padrão PCIe 5.0. Ele chega no primeiro semestre de 2024, com capacidades que variam entre 3,84 TB e 30,72 TB.

Já o SSD PM1743, revelado na FMS do ano passado, deve começar a ser usado em 2023. Ele promete o dobro de eficiência de outros SSDs de servidores e é voltado a usos de inteligência artificial, como o ChatGPT.

Com informações: Samsung, SamMobile

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados