Como monitorar o uso da GPU? Entenda os gráficos de consumo da placa de vídeo

Descubra como está a temperatura, o uso de memória e o processamento da sua placa de vídeo, e saiba como interpretar os resultados

Emerson Alecrim Paulo Higa
Por e
GPU Nvidia (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
GPU Nvidia (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O monitoramento do uso da GPU pode ser feito com ferramentas nativas do sistema operacional ou com aplicativos de terceiros. Esse procedimento permite descobrir quais atividades exigem mais recursos da placa de vídeo e a fazem demandar mais energia. Confira o passo a passo no Windows.

Como ver o uso da GPU no Windows?

Se você usa o Windows 10 ou 11, pode monitorar a GPU a partir do Gerenciador de Tarefas do sistema operacional. As etapas necessárias para isso são descritas a seguir.

  1. Abra o Gerenciador de Tarefas

    Busque por “Gerenciador de Tarefas” na barra de pesquisa do Windows 10 ou no Menu Iniciar do Windows 11. Você também pode usar o atalho de teclado Ctrl + Shift + Esc para abrir a ferramenta.

  2. Vá em Desempenho

    No Gerenciador de Tarefas, vá em Desempenho. Essa parte da ferramenta mostra os recursos de hardware e conectividade que estão ativos, como atividade da CPU, quantidade de memória RAM preenchida e nível de uso da GPU.

  3. Clique em GPU

    Ainda na área de Desempenho, clique em GPU para obter mais detalhes sobre ela. Pode ser necessário rolar a tela para encontrar essa opção. Na sequência, a interface exibirá um conjunto de gráficos com os tipos de atividades que acionam o chip, bem como um resumo sobre os seus recursos.Gerenciador da Tarefas monitorando a GPU (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O que é memória compartilhada da GPU?

Memória compartilhada é uma quantidade de RAM do computador que pode ser usada pelo chip gráfico. Esse compartilhamento é feito quando a GPU é integrada à CPU e, portanto, não conta com VRAM (memória própria).

Placas de vídeo dedicadas também podem usar memória compartilhada quando a sua quantidade de VRAM não é suficiente para a aplicação em andamento.

No Gerenciador de Tarefas do Windows, a área sobre a GPU mostra as quantidades de memória compartilhada disponíveis e em uso.

O que é memória dedicada da GPU?

A memória dedicada consiste em uma quantidade de VRAM que é usada exclusivamente pela GPU. Ela é fornecida em placas de vídeo cuja GPU ocupa todo o chip, ou seja, não está integrada à CPU.

Quanto mais avançado é o chip gráfico, maior tende a ser a sua quantidade de memória dedicada, o que favorece o desempenho. É o caso da Nvidia GeForce RTX 4090, que tem 24 GB de VRAM. Essa informação também é mostrada no Gerenciador de Tarefas do Windows.

O que são 3D, Copy, Video Decode e Video Processing de GPU no Gerenciador de Tarefas?

Por padrão, a área de monitoramento de GPU do Gerenciador de Tarefas mostra gráficos para quatro parâmetros. Outros podem ser exibidos se você clicar sobre o nome de cada um dos gráficos e selecionar a opção desejada. Os principais parâmetros são descritos a seguir:

  • 3D: indica a porcentagem de recursos da GPU que são usados para a geração de gráficos tridimensionais;
  • Copy: informa a atividade de transferência de dados à GPU necessários para as tarefas de renderização;
  • Video Encode: mostra quando a GPU está sendo usada para codificar um vídeo, isto é, transformá-lo em um arquivo ou fluxo para ser armazenado, transmitido ou executado. Isso ocorre em tarefas como videoconferências;
  • Video Decode: indica quando a GPU está decodificando um vídeo, ou seja, extraindo as informações para que o conteúdo correspondente seja reproduzido;
  • Video Processing: reporta o nível de atividade do mecanismo de processamento de vídeos da GPU. Pode existir mais de uma unidade para esse fim, com cada uma delas sendo monitorada independentemente;
  • GDI Render: informa quando uma interface especial do Windows está em uso para permitir que aplicativos exibam elementos gráficos, como polígonos e linhas. Essa interface funciona como um intermediário entre o aplicativo e a GPU;
  • Engine: é uma referência às unidades de execução da GPU. Elas são numeradas em sequências como “Engine 1” e “Engine 2”. Cada unidade é independente, por isso, pode ter um gráfico de monitoramento exclusivo.
Monitoramento da GPU durante a execução de um vídeo (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Monitoramento da GPU durante a execução de um vídeo (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O que fazer se o Gerenciador de Tarefas não mostra a minha GPU?

O driver da sua placa de vídeo pode ser incompatível ou estar desatualizado. Para mostrar dados da GPU, o Gerenciador de Tarefas requer que o driver do componente seja compatível com o WDDM (Windows Display Driver Model) versão 2.0 ou superior.

WDDM é o recurso do sistema que contém os mecanismos para coletar dados de atividade gráfica, de acordo com a Microsoft.

Para saber a versão do WDDM, digite “dxdiag” na barra de pesquisa do Windows 10 ou no menu Iniciar do Windows 11. Na tela que abrir, vá em Exibir. Na coluna Drivers, à direita, confira o campo Modelo do Driver. Se a versão do WDDM for 1.x, a coleta de dados não poderá ser feita pelo Gerenciador de Tarefas.

Geralmente, essa limitação acontece com GPUs antigas, que não têm drivers recentes. Se for o caso, a alternativa está no uso de softwares como NZXT Cam e GPU-Z. Mesmo nas versões gratuitas, eles oferecem detalhes relevantes sobre o uso do chip gráfico.

O WDDM 1.2 não permite que o Gerenciador de Tarefas monitore a GPU (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
O WDDM 1.2 não permite que o Gerenciador de Tarefas monitore a GPU (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como monitorar o uso da placa de vídeo enquanto joga?

É possível monitorar a placa de vídeo durante a execução de jogos com ferramentas fornecidas pelo fabricante da placa de vídeo ou da GPU. Um exemplo é o software GeForce Experience, disponível para modelos atuais da linha GeForce. Já usuários de GPUs Radeon podem usar o Adrenalin Edition para esse fim.

Também há aplicativos de terceiros que podem monitorar o uso da GPU enquanto um game é executado, como o gratuito MSI Afterburner. A ferramenta é muito usada para overclock, mas também tem funções de monitoramento. Apesar de ser mantido pela MSI, o software funciona com placas de vídeo de outras marcas.

Alguns jogos, como League of Legends, Valorant e Fortnite, podem ser configurados para exibir taxa de FPS ou outros dados de monitoramento sem depender de ferramentas externas.

Configuração de monitoramento do MSI Afterburner (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Configuração de monitoramento do MSI Afterburner (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

GPU com 100% de uso é normal?

É pouco provável que algo esteja errado se um software de monitoramento indicar que a GPU está com 100% de uso durante uma atividade gráfica exigente, como um jogo pesado em execução.

Porém, se o uso da GPU está em 100% ou com uma porcentagem próxima disso durante momentos de ociosidade ou na execução de atividades com baixa demanda gráfica, como vídeos ou jogos simples, pode haver algum problema. Entre as possíveis causas estão:

  • Gargalo na GPU: problema que pode ser causado por um driver desatualizado. Se a instalação de um driver recente resolver o problema, a causa era mesmo essa;
  • Driver novo: um driver recém-atualizado pode fazer o chip gráfico funcionar incorretamente por bug. Neste caso, o problema pode ser revertido com a instalação do driver anterior ou com o lançamento da versão seguinte;
  • Configuração inadequada da GPU: a tentativa de otimizar a GPU para overclock ou undervolt pode falhar e causar anormalidades funcionais. Reverter o ajuste ou ativar a configuração padrão são soluções possíveis;
  • Temperatura alta: se a GPU atingir uma temperatura elevada, ela pode baixar a sua frequência automaticamente. Isso pode fazer o seu uso ser mostrado como 100%. Um sistema de resfriamento mais eficiente pode ser a solução;
  • Malware: um vírus em segundo plano pode prejudicar todo o sistema, incluindo a parte gráfica. O problema pode ser resolvido com um antivírus. Opções gratuitas podem ser suficientes, pelo menos nos casos mais simples.

Baixo uso de GPU em jogos é normal?

Se o jogo tiver gráficos simples ou resolução baixa e estiver sendo executado sem nenhum tipo de problema, a GPU está sendo pouco usada simplesmente por ter uma carga de trabalho pequena para executar.

Mas se o monitorando indicar baixo uso da GPU ao mesmo tempo em que o game apresenta qualidade gráfica ruim ou instabilidades, algo pode estar impedindo o seu uso em plena capacidade. Entre as causas possíveis para o problema estão:

  • Driver desatualizado: um driver antigo ou incorreto pode prejudicar o fluxo de operações da GPU. Instale o driver mais recente a partir do site do fabricante do dispositivo;
  • Configuração inadequada da GPU: se o problema surgir após um ajuste aplicado manualmente, reverta o procedimento ou ative a configuração padrão no software da placa de vídeo para resolver o problema;
  • Configuração inadequada do jogo: se o problema surgir após uma tentativa de otimizar o game, reverta a ação ou ative a configuração padrão. Em alguns casos, pode ser necessário reinstalar o jogo;
  • Gargalo na CPU: o problema pode ser causado pelo uso de um processador antigo ou com baixo desempenho que, como tal, prejudica o envio de instruções à GPU. A solução está no uso de uma CPU mais recente.

Como ver a temperatura da GPU?

O Gerenciador de Tarefas do Windows pode exibir a temperatura para algumas GPUs, a exemplo dos modelos mais recentes da família Nvidia GeForce. Se essa informação não estiver disponível por lá, a alternativa é o uso de softwares de monitoramento, como NZXT Cam, GPU-Z e MSI Afterburner.

Temperatura e outros parâmetros da GPU no NZXT Cam (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Temperatura e outros parâmetros da GPU no NZXT Cam (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A temperatura ideal varia de acordo com o fabricante e o modelo da GPU, mas, em geral, não deve ser superior a 100ºC. Quanto mais baixo estiver esse parâmetro, melhor. Como isso vale para toda a máquina, saiba como ver a temperatura do computador.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre GPU na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados