O que é um overclock do processador?

Saiba o que é um overclock do processador; conheça também as vantagens e riscos de usar essa técnica no componente

Wagner Pedro
Por

Uma empresa que fabrica processadores sempre limita a taxa de clock do componente, deixando-a mais alta ou mais baixa, dependendo da categoria. No entanto, é possível contornar esse “bloqueio” através do overclock, permitindo que o chip rode em uma velocidade maior do que foi projetado. Abaixo, vou te explicar o que é essa técnica e quais suas vantagens e riscos.

Overclock é uma técnica que permite aumentar o clock do processador para garantir uma performance superior ao padrão estabelecido pela fabricante. Essa alteração pode oferecer ganhos de desempenho de até 30% em jogos pesados.
Overclock aumenta o desempenho do PC, mas traz alguns riscos (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Overclock é um método que permite aumentar a taxa de clock do processador para fazer com que ele execute mais operações por segundo. Essa modificação, que pode ser feita por softwares específicos ou até na BIOS do sistema, ajuda a extrair mais desempenho do componente, forçando-o a realizar um número maior de tarefas e, consequentemente, aumentando a velocidade de resposta do computador.

O processador — ou qualquer outra peça instalada — funciona transformando energia elétrica em informação. Normalmente, esse componente opera em uma certa taxa de conversão: X quantidade de energia é igual a X quantidade de clock. Para que ele trabalhe mais rápido, é preciso alimentá-lo com mais eletricidade, resultando em clocks mais altos. Um overclock bem estruturado pode oferecer ganhos de até 30% em jogos pesados.

Resfriando um processador com nitrogênio líquido (Imagem: Flávia de Quadros/Wikimedia Commons)
Resfriando um processador com nitrogênio líquido (Imagem: Flávia de Quadros/Wikimedia Commons)

Apesar dos benefícios, aumentar o valor de energia que chega no processador também aumenta o calor gerado. Isso significa que, para realizar essa alteração, o computador precisa de um sistema de refrigeração mais avançados, como os líquidos. Alguns recordistas mundiais de overclock chegam a usar nitrogênio líquido para impedir que o computador entre em combustão.

Vantagens do overclock

  • Maior desempenho em jogos, codificação, edição de vídeos e um ganho adicional de velocidade nas tarefas, sem nenhuma despesa adicional com hardware;
  • Aumenta o tempo necessário para realizar um upgrade, já que o processador entregará mais desempenho.

Desvantagens do overclock

  • Pode deixar o sistema instável, apresentando erros e lentidão;
  • Aumenta o consumo de energia do computador;
  • Aumenta a temperatura do processador e de todos os componentes internos, podendo causar danos permanentes e até pegar fogo;
  • Perda de garantia.

Pronto, agora você já sabe o que é um overclock e se vale a pena (ou não) aplicá-lo em seu processador.

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone.

Relacionados

Relacionados