Como saber qual é a GPU do meu Android

Saiba como identificar a GPU do seu celular Android; chip gráfico é o principal responsável pelo desempenho nos jogos

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 9 meses
Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S21 Ultra, um celular com GPU Mali-G78 MP14 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A GPU de um celular Android pode ser consultada por meio de um aplicativo especializado, como o CPU-Z, que mostre as especificações de hardware do aparelho. Confira o passo a passo a seguir.

Como ver o modelo da GPU do Android?

  1. Instale o CPU-Z

    Baixe e instale gratuitamente o CPU-Z a partir da Play Store.

  2. Abra o aplicativo e procure por GPU Renderer

    GPU Renderer é o item no qual o CPU-Z especifica o nome do chip gráfico do aparelho.Tela do CPU-Z mostrando a GPU de um celular (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O que é GPU Vendor?

GPU Vendor é o nome da empresa que projetou o chip gráfico, que pode ser Qualcomm (Adreno), Arm (Mali) ou outra companhia.

O que é GPU Clock Speed?

GPU Clock Speed é a frequência do chip gráfico, geralmente medida em MHz (megahertz) ou GHz (gigahertz). Uma GPU com maior clock tende a ser mais rápida, mas há outros fatores que influenciam seu desempenho.

O que é GPU Load?

GPU Load é o nível de uso do chip gráfico no momento em que o CPU-Z está sendo executado. Quando o nível está em 0%, dizemos que a GPU está ociosa. Quando o GPU Load está em 100%, a GPU está operando em capacidade máxima.

O que é uma GPU?

GPU (Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico, em tradução direta) é o chip responsável pelo processamento gráfico do dispositivo.

A qualidade da GPU impacta diretamente o desempenho em jogos 3D e outros aplicativos gráficos. Ou seja, quanto mais potente a GPU, maior será a taxa de quadros (fps) em um jogo e melhores serão os aspectos visuais da imagem, como renderização de texturas, sombras, reflexos e anti-aliasing.

A GPU de um celular fica localizada dentro do System-on-a-Chip (SoC), um chip que reúne outros processadores, como a CPU, responsável pelo processamento geral. A principal função de uma GPU é suavizar o uso da CPU e executar tarefas gráficas de forma mais eficiente.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados