Galaxy Watch 4 recebe atualização para Wear OS 4 e One UI Watch 5
Smartwatch de 2021 ganha versões mais recentes do sistema operacional do Google e software da Samsung. Acesso ao Gmail e "coach de sono" estão entre as novidades.
Smartwatch de 2021 ganha versões mais recentes do sistema operacional do Google e software da Samsung. Acesso ao Gmail e "coach de sono" estão entre as novidades.
A Samsung começou a liberar o Wear OS 4 para seu smartwatch Galaxy Watch 4, lançado em 2021. O sistema operacional conta com a One UI Watch 5, camada de software desenvolvida pela Samsung, que adiciona interface e ferramentas ao sistema operacional do Google.
O Wear OS 4 usa o Android 13 como base. Ele foi anunciado pelo Google em maio de 2023. O Galaxy Watch 6, lançado em julho de 2023, já vem com o novo sistema embarcado.
A Samsung liberou a atualização para a geração anterior, o Galaxy Watch 5, na semana passada. Agora, é a vez do Galaxy Watch 4. Por enquanto, apenas as versões dos EUA estão recebendo o update.
No Brasil, o Galaxy Watch 5 e o Watch 5 Pro versão Bluetooth começaram a ser atualizados nesta quarta-feira (6). A expectativa é que as versões LTE e o Galaxy Watch 4 ganhem a nova versão do sistema operacional muito em breve.
As atualizações devem ficar só no Watch 4 mesmo. O Galaxy Watch 3 e seus antecessores usavam Tizen OS, que foi descontinuado nos relógios da Samsung. Mesmo assim, eles ainda recebem alguns recursos novos.
Entre as novidades do sistema operacional, está uma ferramenta para fazer backup e restaurar dispositivos. Assim, o usuário pode trocar de smartphone, sem ter que apagar tudo do relógio para conectá-lo a um aparelho diferente. O Google também promete melhorias na duração de bateria.
Além disso, é possível ver prévias de e-mails no Gmail e compromissos no Google Agenda, responder mensagens do WhatsApp por texto ou voz e acessar playlists do Spotify com mais facilidade.
Em outros recursos, temos mudanças no modo sono, exercícios personalizados e um widget para saber como está a bateria de outros aparelhos, para ficar só com alguns exemplos.
Google e Samsung também formaram uma parceria para definir um padrão para mostradores, facilitando o trabalho dos desenvolvedores na hora de criar as watch faces para os relógios — algo que não veremos tão cedo no Apple Watch.
A Samsung adicionou alguns recursos interessantes como parte da One UI Watch 5. Um deles são as zonas de frequência cardíaca personalizadas, que servem para orientar o usuário durante exercícios físicos.
Com outra das novas ferramentas, o usuário recebe dicas para dormir melhor, de acordo com os dados coletados durante o sono.
A compilação do Wear OS 4 para o Galaxy Watch 4 tem o código HWH3 e conta com patch de segurança de julho de 2023.
Com informações: 9to5Google, Android Police
Atualizado em 6/9 às 12h33 com informações sobre atualizações no Brasil.