Galaxy Watch 4 recebe atualização para Wear OS 4 e One UI Watch 5

Smartwatch de 2021 ganha versões mais recentes do sistema operacional do Google e software da Samsung. Acesso ao Gmail e "coach de sono" estão entre as novidades.

Giovanni Santa Rosa
Por
Samsung Galaxy Watch 4 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung Galaxy Watch 4 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

A Samsung começou a liberar o Wear OS 4 para seu smartwatch Galaxy Watch 4, lançado em 2021. O sistema operacional conta com a One UI Watch 5, camada de software desenvolvida pela Samsung, que adiciona interface e ferramentas ao sistema operacional do Google.

O Wear OS 4 usa o Android 13 como base. Ele foi anunciado pelo Google em maio de 2023. O Galaxy Watch 6, lançado em julho de 2023, já vem com o novo sistema embarcado.

A Samsung liberou a atualização para a geração anterior, o Galaxy Watch 5, na semana passada. Agora, é a vez do Galaxy Watch 4. Por enquanto, apenas as versões dos EUA estão recebendo o update.

No Brasil, o Galaxy Watch 5 e o Watch 5 Pro versão Bluetooth começaram a ser atualizados nesta quarta-feira (6). A expectativa é que as versões LTE e o Galaxy Watch 4 ganhem a nova versão do sistema operacional muito em breve.

As atualizações devem ficar só no Watch 4 mesmo. O Galaxy Watch 3 e seus antecessores usavam Tizen OS, que foi descontinuado nos relógios da Samsung. Mesmo assim, eles ainda recebem alguns recursos novos.

Wear OS 4 tem novidades em apps e mostradores

Entre as novidades do sistema operacional, está uma ferramenta para fazer backup e restaurar dispositivos. Assim, o usuário pode trocar de smartphone, sem ter que apagar tudo do relógio para conectá-lo a um aparelho diferente. O Google também promete melhorias na duração de bateria.

Além disso, é possível ver prévias de e-mails no Gmail e compromissos no Google Agenda, responder mensagens do WhatsApp por texto ou voz e acessar playlists do Spotify com mais facilidade.

Em outros recursos, temos mudanças no modo sono, exercícios personalizados e um widget para saber como está a bateria de outros aparelhos, para ficar só com alguns exemplos.

Google e Samsung também formaram uma parceria para definir um padrão para mostradores, facilitando o trabalho dos desenvolvedores na hora de criar as watch faces para os relógios — algo que não veremos tão cedo no Apple Watch.

One UI Watch 5 traz “coach de sono”

A Samsung adicionou alguns recursos interessantes como parte da One UI Watch 5. Um deles são as zonas de frequência cardíaca personalizadas, que servem para orientar o usuário durante exercícios físicos.

Com outra das novas ferramentas, o usuário recebe dicas para dormir melhor, de acordo com os dados coletados durante o sono.

A compilação do Wear OS 4 para o Galaxy Watch 4 tem o código HWH3 e conta com patch de segurança de julho de 2023.

Com informações: 9to5Google, Android Police

Atualizado em 6/9 às 12h33 com informações sobre atualizações no Brasil.

Receba mais sobre Wear OS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados